OPPO segue o melhor exemplo da Google e Realme com o novo Android 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Android 12 é a próxima iteração do sistema operativo da Google para dispositivos móveis, sendo um dos pontos em destaque na conferência Google I/O 2021. Assim, é com satisfação que damos conta das ações da OPPO para agilizar a chegada das novidades.

Mais concretamente, o smartphone topo de gama da empresa, o OPPO Find X3 Pro, não só será um dos primeiros a receber a versão estável assim que esta esteja disponível, como também já tem direito à versão beta do Android 12. Há, todavia, um senão.

O Android 12 (beta) está a caminho do OPPO Find X3 Pro

A OPPO, tal como a sua sub-marca Realme, fez saber que a compilação beta do Android 12 já está a caminho do seu smartphone topo de gama, o Find X3 Pro. A novidade foi anunciada logo após a Google fazer saber que o sistema operativo chegou à fase beta.

Já contrariamente à Realme, e seguindo o bom exemplo da Google, a compilação beta preparada para o OPPO Find X3 Pro está atualmente em distribuição, mas só para programadores. Este é, com efeito, o senão supracitado a condicionar esta distribuição.

Ao mesmo tempo que a versão beta chega aos smartphones Google Pixel, para qualquer interessado, também a OPPO faz esforços nesse sentido. No entanto, para os utilizadores - não programadores - esta versão não está, para já, disponível.

Tal como a Google e Realme também a OPPO fará chegar o Android 12 aos seus smartphones

Android 12

Importa frisar que a OPPO aconselha os utilizadores a não instalar esta compilação nos seus telefones diários. Ao ser uma versão beta, está propensa à ocorrência de mais erros, instabilidades e demais bugs. Ainda assim, é um passo dado na direção certa.

Ainda que a Google já tenha distribuído a versão beta, o software a chegar aos smartphones OPPO está mais próximo das compilações Developer Preview. Como tal, a menos que sejam programadores, a sua instalação não é recomendada.

Note-se ainda que nesta compilação não deverão figurar quaisquer funções da ColorOS. Estamos perante software "stock" ou puro, tal como ele é concebido pela Google, portanto, sem a personalização da marca.

De qualquer modo, o software está disponível em várias regiões e pode ser facilmente descarregado através da Internet. É um bom sinal por parte da OPPO, querendo trazer as mais recentes iterações do software para os seus equipamentos.

Este é, por fim, um exemplo a seguir por mais fabricantes, mas seria aconselhável disponibilizar uma versão beta, mais preparada para o grande público.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.