Google Maps terá as funções mais pedidas pelos negócios e utilizadores

Rui Bacelar
Comentar

O conferência de inauguração (keynote) da Google I/O 2021 trouxe-nos um rol de novidades desde o Android 12 aos serviços da gigante de Mountain View. Entre estes, damos agora a conhecer as melhores alterações a caminho do Google Maps.

Com efeito, o serviço receberá novas informações detalhadas, extremamente úteis para os utilizadores empresariais, ou para quem tenha o seu estabelecimento listado e presente no Google Maps. Mas há mais, temos muita personalização nos mapas.

Há várias novidades a caminho do Google Maps

In the coming weeks you’ll see more relevant places when you open your map.We’ll show you coffee shops on weekday mornings, dinner restaurants in the evening, and tourist attractions when you’re traveling. #GoogleIO pic.twitter.com/qW2lLJnpWv

— Google Maps (@googlemaps) 18 de maio de 2021

Importa frisar, em primeiro lugar, que a chegada das novidades ao Google Maps será feita de forma gradual e faseada ao longo dos próximos meses e distribuída por regiões. Serve, entretanto, este artigo como um índice de tudo aquilo que chegará ao serviço.

A primeira das melhorias consideráveis é o aumento dos detalhes apresentados para cada rua. De acordo com a Google, a representação das ruas passará a apresentar muito mais informação, incluindo a presença e localização dos semáforos, por exemplo.

Google Maps
Representação detalhada das ruas a chegar ao serviço Google Maps.

Até ao final do ano, a Google promete que pelo menos 50 grandes cidades em redor do mundo terão direito a esta representação detalhada. Entre as urbes listadas temos São Paulo, Berlim, Singapura, Seatle, entre outras.

Note-se que serão visíveis os passeios, as baías para pedestres, alguma sinalização, passadeiras, entre outros elementos. Segundo a Google isto ajudará os utilizadores a navegar pelas cidades, sobretudo ao andar a pé.

Poderemos personalizar o mapa do Google Maps

You can already find out how busy a specific place is on Google Maps. Now we’re expanding it to neighborhoods to help you plan ahead. Area busyness is rolling out globally in the coming months. #GoogleIO pic.twitter.com/FScbRhkisj

— Google Maps (@googlemaps) 18 de maio de 2021

Em segundo lugar, o próprio mapa do Google Maps poderá ser personalizado. Isto é, o utilizador poderá tirar proveito de novos controlos para que, ao pesquisar por uma determinada localização, apenas certos locais - para si relevantes - sejam apresentados.

Esta personalização terá em consideração a hora, dia e o facto de estarmos, ou não, em viagem. De acordo com a Google esta medida será implementada para não saturar o utilizador com informação à medida que o serviço recebe mais conteúdos.

Por exemplo, se fizerem uma pesquisa às 8 horas da manhã, o Maps apresentará mais cafés e locais onde possam tomar o pequeno-almoço - ao invés de apresentar restaurantes ou bares. É este o tipo de personalização e aprendizagem que veremos no serviço.

Google Maps
Ao detetar cenários de viagem o serviço apresentará mais pontos turísticos.

Além disso, quando estivermos a viajar será mais fácil ver os pontos de interesse turístico no mapa do Google Maps. A plataforma saberá quando estamos numa excursão ou passeio turístico - com base na nossa deslocação - e curará o conteúdo apresentado.

O Maps estará ciente do tipo de deslocações efetuadas

Querendo tornar-se ainda mais útil, o Google Maps também nos dirá quão saturado está um ponto turístico. Isto é, mostrará uma representação da taxa de ocupação de uma praça, museu, igreja, entre outros locais e pontos de interesse turístico.

A medida ajudará os utilizadores a planear o seu itinerário e a decidir, com mais antecedência, se está na hora de visitar um determinado local, ou se será melhor tomar outro percurso. Este indicador também está presente nos negócios como restaurantes.

O modo Live View apresentará mais informações em tempo real

Google Maps
Teremos mais informações no modo Live View do Google Maps

Para quando estivermos a caminhar a pé e a explorar um novo local, poderemos ter acesso a mais informação apresentada em tempo real no modo Live View do Google Maps. Esta ferramenta, que tira partido da Realidade Aumentada (RA) não só nos dará informações sobre a taxa de ocupação de cafés, restaurantes e outros locais, como também funcionará no seu interior.

Aliás, o modo Live View dar-nos-á informações sobre as avaliações (reviews) a locais como cafés, bares e restaurantes, como nos mostrará algumas fotos dos mesmos. Tudo isto no ecrã do telefone enquanto caminhamos e exploramos as redondezas.

O Live View saberá, inclusive, quando viajamos, e saberá dizer qual é a nossa posição relativa ao hotel onde estamos hospedados.

The magic of Live View now works indoors, so there’s no more missing the train because you can’t find the ticket booth. Start using indoor Live View in Zurich’s top train stations this week and Tokyo’s next month. #GoogleIO pic.twitter.com/fKS36WLGap

— Google Maps (@googlemaps) 18 de maio de 2021

Por fim, o Google Maps ajudará também a diminuir a frustração do fenómeno "para - arranca" quando estamos presos no trânsito. Em breve o serviço dar-nos-á alertas sobre os locais onde este tipo de congestionamento é mais provável e apresentará rotas alternativas.

De acordo com a empresa, o objetivo passa por reduzir a sinistralidade rodoviária, sendo este tipo de situações uma das mais frequentes. Para que não seja tão frequente termos que travar a fundo, só para avançar em seguida alguns centímetros, a Google está a trabalhar junto de vários institutos norte-americanos para tentar resolver esta mesma situação.

Later this year, Live View will show you: 1️⃣ Street labels to help you navigate complex intersections2️⃣ Places important to you like home, work, or your hotel #GoogleIO pic.twitter.com/PkF4pQ97ex

— Google Maps (@googlemaps) 18 de maio de 2021

A empresa acredita ser possível eliminar mais de 100 milhões de situações em que o condutor tem que travar a fundo para não chocar com o carro da frente. Para tal, promete fazer chegar este novo alerta possivelmente ainda este ano.

Estas e outras novidades foram apresentadas pela Google durante a conferência de inauguração da Google I/O 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.