Google Maps terá as funções mais pedidas pelos negócios e utilizadores

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O conferência de inauguração (keynote) da Google I/O 2021 trouxe-nos um rol de novidades desde o Android 12 aos serviços da gigante de Mountain View. Entre estes, damos agora a conhecer as melhores alterações a caminho do Google Maps.

Com efeito, o serviço receberá novas informações detalhadas, extremamente úteis para os utilizadores empresariais, ou para quem tenha o seu estabelecimento listado e presente no Google Maps. Mas há mais, temos muita personalização nos mapas.

Há várias novidades a caminho do Google Maps

Importa frisar, em primeiro lugar, que a chegada das novidades ao Google Maps será feita de forma gradual e faseada ao longo dos próximos meses e distribuída por regiões. Serve, entretanto, este artigo como um índice de tudo aquilo que chegará ao serviço.

A primeira das melhorias consideráveis é o aumento dos detalhes apresentados para cada rua. De acordo com a Google, a representação das ruas passará a apresentar muito mais informação, incluindo a presença e localização dos semáforos, por exemplo.

Até ao final do ano, a Google promete que pelo menos 50 grandes cidades em redor do mundo terão direito a esta representação detalhada. Entre as urbes listadas temos São Paulo, Berlim, Singapura, Seatle, entre outras.

Note-se que serão visíveis os passeios, as baías para pedestres, alguma sinalização, passadeiras, entre outros elementos. Segundo a Google isto ajudará os utilizadores a navegar pelas cidades, sobretudo ao andar a pé.

Poderemos personalizar o mapa do Google Maps

Em segundo lugar, o próprio mapa do Google Maps poderá ser personalizado. Isto é, o utilizador poderá tirar proveito de novos controlos para que, ao pesquisar por uma determinada localização, apenas certos locais - para si relevantes - sejam apresentados.

Esta personalização terá em consideração a hora, dia e o facto de estarmos, ou não, em viagem. De acordo com a Google esta medida será implementada para não saturar o utilizador com informação à medida que o serviço recebe mais conteúdos.

Por exemplo, se fizerem uma pesquisa às 8 horas da manhã, o Maps apresentará mais cafés e locais onde possam tomar o pequeno-almoço - ao invés de apresentar restaurantes ou bares. É este o tipo de personalização e aprendizagem que veremos no serviço.

Além disso, quando estivermos a viajar será mais fácil ver os pontos de interesse turístico no mapa do Google Maps. A plataforma saberá quando estamos numa excursão ou passeio turístico - com base na nossa deslocação - e curará o conteúdo apresentado.

O Maps estará ciente do tipo de deslocações efetuadas

Querendo tornar-se ainda mais útil, o Google Maps também nos dirá quão saturado está um ponto turístico. Isto é, mostrará uma representação da taxa de ocupação de uma praça, museu, igreja, entre outros locais e pontos de interesse turístico.

A medida ajudará os utilizadores a planear o seu itinerário e a decidir, com mais antecedência, se está na hora de visitar um determinado local, ou se será melhor tomar outro percurso. Este indicador também está presente nos negócios como restaurantes.

O modo Live View apresentará mais informações em tempo real

Para quando estivermos a caminhar a pé e a explorar um novo local, poderemos ter acesso a mais informação apresentada em tempo real no modo Live View do Google Maps. Esta ferramenta, que tira partido da Realidade Aumentada (RA) não só nos dará informações sobre a taxa de ocupação de cafés, restaurantes e outros locais, como também funcionará no seu interior.

Aliás, o modo Live View dar-nos-á informações sobre as avaliações (reviews) a locais como cafés, bares e restaurantes, como nos mostrará algumas fotos dos mesmos. Tudo isto no ecrã do telefone enquanto caminhamos e exploramos as redondezas.

O Live View saberá, inclusive, quando viajamos, e saberá dizer qual é a nossa posição relativa ao hotel onde estamos hospedados.

Por fim, o Google Maps ajudará também a diminuir a frustração do fenómeno "para - arranca" quando estamos presos no trânsito. Em breve o serviço dar-nos-á alertas sobre os locais onde este tipo de congestionamento é mais provável e apresentará rotas alternativas.

De acordo com a empresa, o objetivo passa por reduzir a sinistralidade rodoviária, sendo este tipo de situações uma das mais frequentes. Para que não seja tão frequente termos que travar a fundo, só para avançar em seguida alguns centímetros, a Google está a trabalhar junto de vários institutos norte-americanos para tentar resolver esta mesma situação.

A empresa acredita ser possível eliminar mais de 100 milhões de situações em que o condutor tem que travar a fundo para não chocar com o carro da frente. Para tal, promete fazer chegar este novo alerta possivelmente ainda este ano.

Estas e outras novidades foram apresentadas pela Google durante a conferência de inauguração da Google I/O 2021.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung confirma transição para o Wear OS nos seus smartwatches
  • Google apresenta o novo Wear OS desenvolvido com a Samsung
  • Android 12 é apresentado com nova interface e mais privacidade para o utilizador
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.