As 3 maiores novidades apresentadas na Google I/O 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A keynote da Google I/O, evento anual da tecnológica norte-americana onde ficamos a conhecer as novidades a ser preparadas pela empresa trouxe-nos, efetivamente, vários anúncios. Assim, damos a conhecer os três principais vetores de inovação apresentados.

Ontem (18) programadores e pessoas de todo o mundo juntaram-se a uma Google I/O virtual. Evento durante o qual foram apresentadas as últimas novidades da Google, incluindo as novidades do Android, Pesquisa, Google Maps e algumas surpresas.

As novidades do evento Google I/O 2021 em 3 pontos

Entre as pequenas "pérolas" destacamos a ferramenta de apoio dermatológico alimentado por inteligência artificial para identificar problemas de pele comuns. Além do Quantum Campus AI onde a Google aposta na construção de um supercomputador quântico.

Acima de tudo, os anúncios e produtos estiveram focados 3 áreas que preocupam a companhia:

  • Produtos úteis para todos
  • Manter os dados de todos privados e seguros é fundamental em tudo o que fazemos
  • Continuar a inovar - impulsionados pelos avanços em IA

1. Utilidade, o valor que define os produtos Google

Durante a Google I/O foram revelados vários novos produtos, ferramentas e funcionalidades que visam um único objetivo: serem úteis.

Ajudar as pessoas a trabalhar de forma mais inteligente. Para tal ficamos a conhecer produtos como o Smart Canvas que inaugura uma evolução da colaboração no Google Workspace.

Na Pesquisa, a Google anunciou o seu marco mais recente de Inteligência Artificial para a compreensão de informações. Foi apelidado de MUM (Modelos unificados multitarefa) e ajuda a compreender até mesmo as perguntas mais complexas. Por isso, serão necessárias menos pesquisas para concluir tarefas.

No Google Fotos, a empresa melhora a funcionalidade memórias recorrendo a Machine Learning. Isto para destacar eventos como férias e outros padrões menos óbvios nas suas fotos como cores e formas semelhantes.

Também acrescentaram uma funcionalidade de bloqueio de pasta para ser mais fácil manter ainda mais privadas algumas fotos.

O Google Maps irá ajudar a reduzir a probabilidade de travagens bruscas ao longo do percurso graças ao Machine Learning e aos dados de navegação. As novidades do Maps podem ser encontradas no artigo prévio da 4gnews.

2. Primazia da segurança do utilizador Google

O foco da Google é garantir que o utilizador está no controlo dos seus dados, além de tornar os seus produtos seguros por defeito e privados por design. Assim, de acordo com a própria, teremos novas funcionalidades e tecnologias para reforçar a segurança.

Isto inclui a Eliminação Rápida, uma opção para apagar os últimos 15 minutos do histórico de navegação com um simples clique. Também nos dará uma forma inteligente para corrigir senhas comprometidas que irão usar tecnologia Duplex. Esta será automatizada para percorrer todo o processo de alteração da sua senha.

A privacidade e a segurança também são dois dos vetores do novo Android 12. Algo que demos a conhecer no artigo prévio da 4gnews.

3. Inovação impulsionada pela Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial continua a ser o ingrediente secreto e a espinha dorsal de muitos produtos da Google. Este ponto está a ajudar a humanidade a enfrentar uma ampla e crescente gama de desafios, desde a simplificação de tarefas diárias até à resposta a desafios globais, como mudanças climáticas e muito mais.

Ficamos assim a conhecer o sistema de ponta de conversação chamado LaMDA. Este pode interagir de uma forma mais natural e coloquial. Por isso, é menos uma conversa com um robot e mais como uma conversa com amigos num café.

Por fim, temos também a Computação sensível ao Carbono. De acordo com a Google, esta altera automaticamente algumas das tarefas de computação quando fontes de energia limpas como o vento ou o sol a ajudam a atingir progressos rumo a um futuro livre de carbono.

A conferência Google I/O 2021 decorre até ao dia 20 de maio com sessões especializadas nas mais diversas temáticas. O acesso à mesma é livre e pode ser acompanhado através da plataforma dedicada.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android 12 copia uma das melhores características do iOS 14 da Apple
  • Xiaomi é a marca de smartphones mais vendida em 12 países. Sabe quais
  • Google Maps terá as funções mais pedidas pelos negócios e utilizadores
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.