OPPO revela os segredos para o sucesso da ColorOS 13 com Android 13

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 11 min.

Em agosto de 2022, a ColorOS escreveu um novo capítulo na sua história através da ColorOS 13 ao apresentar o novo Design Aquamórfico. Esta é a próxima versão da sua interface de utilizador, ou UI, baseada no sistema operativo Android 13, da Google.

Está mais criativa e mais centrada no ser humano. Com efeito, o Design Aquamórfico da ColorOS 13 oferece uma estética popular graças à sua interpretação orgânica e minimalista. Fá-lo com o objetivo funcional de resolver os problemas do dia a dia nesta era da informação.

Mais concretamente, com a ColorOS 13, a OPPO incentiva os utilizadores a viverem um estilo de vida mais ativo e gratificante. Desafiando-os a enfrentar a incerteza com otimismo, coragem e determinação..

Em linha com a estética moderna: o Design Aquamórfico

It's all coming together 😍What do you think of this Aquamorphic-inspired homescreen? #ColorOS13 #SmartandConnected pic.twitter.com/nu2rlrqaO2

— ColorOS (@colorosglobal) 16 de setembro de 2022

A natureza é geradora de vida e a água é a essência da vida na terra. Assim, através da exploração e expressão das leis da natureza, a OPPO transpôs essa vitalidade para a tecnologia com o Design Aquamórfico da esta interface.

"Um bom design facilita o diálogo entre civilizações modernas e responde às necessidades das pessoas. O objetivo final de qualquer designer de produto consiste em ajudar as pessoas a resolverem as suas dificuldades e melhorar a qualidade de vida”, considera Xi Zheng, Diretor de Design de Software da OPPO.

Starting from today, the #ColorOS13 Official Version is coming to the #OPPOFindX5Pro and #OPPOFindX5 in selected regions and countries. See if yours is ready! 👇OPPO Find X5 Pro: Australia, France, Indonesia, Malaysia, Thailand, Vietnam OPPO Find X5: France, UAE pic.twitter.com/GBZ5wQ6xv0

— ColorOS (@colorosglobal) 15 de setembro de 2022

Atualmente a ColorOS 13 está já a chegar aos modelos topo de gama da tecnológica chinesa disponíveis em Portugal. Com efeito, se tiverem um Find X5 Pro devem ter já a próxima grande atualização de sistema pronta para ser instalada.

Design Aquamórfico a revestir o Android 13 da Google

Check out what the experts have to say about #ColorOS13! Spoiler: it's good news. 😉#SmartandConnected pic.twitter.com/JN7jWf9P2f

— ColorOS (@colorosglobal) 6 de setembro de 2022

A OPPO contou com mais de 100 engenheiros e demorou mais de meio ano a aperfeiçoar o Design Aquamórfico. É um conceito que confere possibilidades ilimitadas à nova versão da UI, permitindo a sua adaptação a qualquer ambiente.

Este conceito inspira-se nas vertentes multifacetadas, compactas e abertas às interações e nas possibilidades físicas ilimitadas das moléculas de água – desde a sua forma gasosa omnipresente à sua rigidez pontiaguda e dura como o gelo.

Tal como a água, a nova versão representa a determinação que está na base da OPPO no sentido da inovação, capacidade de adaptação a mudanças e simplicidade intrínseca.

Queremos compreender e adaptar-nos a diferentes dispositivos e hábitos de utilizador e redefinir as relações entre pessoas e mundo digital com a ColorOS 13. De referir ainda que os utilizadores que interagirem com aColorOS 13 aprenderão facilmente a funcionar com o mesmo.

Big screen, little screen, medium screen?With Adaptive Layout from #ColorOS13, your UI will adapt across multiple screens and devices. 📱💻 🖥️#SmartandConnected pic.twitter.com/fXx7ktBi2W

— ColorOS (@colorosglobal) 3 de setembro de 2022

Em suma, a ColorOS 13 está aí para ajudar os utilizadores a terem uma experiência flexível, pessoal e intuitiva.

Para contrariar a sensação de cansaço provocado pela pandemia, o primeiro passo no que toca a trazer essa vitalidade natural para a ColorOS 13 consistiu em reformular completamente os elementos visuais no Sistema Operativo (OS na sigla em inglês).

Tema e cores da nova ColorOS 13

As cores do ColorOS 13 são inspiradas nas diferentes tonalidades do horizonte entre o nascer e o pôr do sol. Da safira de um nascer do sol ao laranja de um pôr do sol, esta gradação de cor é aplicada ao espaço e ícones do sistema, transmitindo aos utilizadores uma sensação de vitalidade e inclusão.

Let your life flow better with #ColorOS13 Aquamorphic Design. 💧 #SmartandConnected pic.twitter.com/ww2uakvDvn

— ColorOS (@colorosglobal) 31 de agosto de 2022

Estas cores em constante mutação giram em torno de um tom central azul, que não só reflete o tema aquoso do sistema operativo como induz também a sensação de serenidade e fiabilidade.

De igual modo, ícones, janelas, cartões e caixas de entrada do ColorOS 13 apresentam contornos mais arredondados e organicamente suaves que espelham o fluxo de água e simbolizam a vitalidade infinita da vida.

Fontes e Tipos de Letra do Sistema

Our self-developed Dynamic Computing Engine optimizes high performance with low power consumption. Perfectly balanced, as all computing engines should be. #ColorOS13 #SmartandConnected

— ColorOS (@colorosglobal) 6 de setembro de 2022

A fonte OPPO Sans na ColorOS 12 ganhou recentemente um Red Dot Design Award — e foi também atualizada na ColorOS 13. A fonte apresenta letras ligeiramente mais largas para uma aparência mais estável.

Isto enquanto o layout do texto foi atualizado de modo a criar um aspeto mais estereoscópico que acentua a nitidez, melhora a legibilidade e o conforto visual numa série de tamanhos de ecrã.

Formato Tipo Cartão e Centro de Controlo

Criar uma experiência de utilizador sistemática e conveniente nos sistemas de informação muitas vezes desordenados e complexos é também crucial para nós. Criámos uma nova solução para evitar a sobrecarga de informações — o Formato Tipo Cartão.

O mesmo classifica e integra informações dispersas na apresentação simplificada do interface, ampliando as informações mais importantes e reorganizando-as num layout de fácil leitura.

Este novo design permite aos utilizadores obterem rapidamente as informações desejadas e que mais precisam com o mínimo de esforço.

With upgraded AES on #ColorOS13, files are encrypted and stored in a private directory, which ensures higher security 🔒 Bonus points if you know what AES stands for 😜#smartandconnected pic.twitter.com/1OVzR3VuUl

— ColorOS (@colorosglobal) 8 de setembro de 2022

Isto enquanto a magia do design trabalha discreta e incansavelmente no fundo, refletindo o aspeto discreto e suave da água na natureza – que apesar de importante mais parece não ter peso.

Durante o processo de melhorias do Centro de Controlo, os controlos também foram agrupados e classificados usando o Formato Tipo Cartão por forma a criar uma hierarquia de informações mais clara.

Em suma, amplificando as informações mais usadas e agrupando informações semelhantes num único local de fácil acesso.

Relógio Refletor de Sombra

Who else dislikes that late-night screen glare? 🙋 The Shadow-reflective Clock from #ColorOS13 adapts to the time of day for gentler light diffusion. 🌔#smartandconnected pic.twitter.com/TwypjHoW1v

— ColorOS (@colorosglobal) 9 de setembro de 2022

O efeito aquamórfico suave do Design Aquamórfico na ColorOS 13 permite que cada interação tenha um aspeto natural e fluido, proporcionando uma sensação tranquilizante que aproxima o utilizador da natureza.

Por exemplo, as funções Desbloquear e Otimizar por Impressão Digital são acompanhadas por um efeito de ondulação animado. Quando o dispositivo está a carregar, as gotículas de água convergem para o meio do ecrã.

Ao alternar entre interfaces, um efeito de desfoque gaussiano cria a sensação visual realista de olhar para o fundo de um lago através da água, com a imagem de fundo a aparecer ligeiramente abaixo.

No que toca a essas melhorias em termos de design, o Relógio Refletor de Sombra replica as transições dos raios do sol do amanhecer ao anoitecer e a sombra provocada pela lua.

A transição automática entre luz e sombra do relógio ajusta-se gradualmente consoante a hora do dia e da noite a que usa o dispositivo, gerando um lembrete vivo da beleza da vida à medida que decorre.

Mecanismo de Animação Quântica

The Quantum Animation Engine from #ColorOS13 provides smart, fast, and precise responses to multi-gesture movement ✌️ So you can switch between apps in the blink of an eye 👀#SmartandConnected pic.twitter.com/Z6FPEWJISv

— ColorOS (@colorosglobal) 17 de setembro de 2022

A ColorOS 13 inclui um Mecanismo de Animação Quântica atualizado com detalhes animados aprimorados e simulações de movimentos de trajetória mecânica e estados fixos de objetos virtuais.

Isto confere um ar ainda mais realista e ligado ao mundo natural a essas animações, reduzindo a sensação de fosso entre o mundo digital e o mundo real.

Foram adicionadas também Previsões Comportamentais para processar operações de multi-gesto e dar respostas visuais inteligentes, precisas e rápidas.

Por exemplo, se um utilizador deslizar o dedo para cima no ecrã para sair de uma aplicação e para cancelar uma instrução anterior de abertura de uma aplicação.

Na prática, o sistema responde imediatamente suspendendo a instrução de abertura anterior e cancela diretamente a operação em tempo real.

Ligação Multi-ecrãs para smartphones e tablets OPPO

Get the whole picture 🖼️With Dual Windows and Two-Finger Split Screen from #ColorOS13, you can boost your efficiency and avoid constantly switching between apps.Perfect for the #OPPOPadAir, don't you think?#SmartandConnected pic.twitter.com/6LE9OXUILe

— ColorOS (@colorosglobal) 17 de setembro de 2022

À medida que cada vez mais dispositivos inteligentes vão sendo introduzidos nas nossas vidas, a procura por um sistema operativo central fiável que funcione com todo o tipo de hardware é vital para que os utilizadores possam retirar o máximo de partido dos dispositivos.

Ao trabalhar em simultâneo num computador, smartphone ou tablet, a Ligação Multi-ecrãs atualizada da ColorOS 13 melhora assim a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Na prática, permitindo aos utilizadores alternar entre dispositivos de forma mais simples e natural, aumentando a eficiência do trabalho.

Whoever you are, whatever you're up to, #ColorOS13 has an illustration for you. 👨‍🎓👮‍♀️👨‍🌾 #SmartandConnectedWhat will yours look like? 🤔 pic.twitter.com/z0QTkuySPw

— ColorOS (@colorosglobal) 1 de setembro de 2022

Enquanto isso, os Formatos Adaptáveis da ColorOS 13 garantem que os utilizadores possam desfrutar das mesmas experiências familiares e consistentes em dispositivos com diferentes tamanhos de ecrã, tais como telemóveis e tablets.

A ColorOS 13 também herda a função de Ecrã Dividido de Dois Dedos, premiada com o Red Dot, do ColorOS 12 e que oferece mais flexibilidade e eficiência para multitarefas em ecrãs maiores.

A ColorOS 13 centrou-se também em proporcionar uma experiência mais personalizada e customizada. Os utilizadores podem escolher entre uma série de elementos de design, cores e temas no sistema de acordo com suas próprias preferências e adicionar Widgets no Ecrã Inicial que se adaptem aos seus hábitos de uso.

Ecrã Sempre Ligado – Spotify e Bitmoji

Your own personal Bitmoji adapts in the AOD to your real-world behavior 💁What would yours be doing right about now? 👀 pic.twitter.com/oymCSL0mlF

— ColorOS (@colorosglobal) 9 de setembro de 2022

O Ecrã Sempre Ligado (AOD na sigla em inglês) na ColorOS 13 também foi concebido para priorizar a apresentação de informações importantes, atuando simultaneamente como um tampão para proteger os utilizadores de distrações desnecessárias e supérfluas com mensagens.

Isto permite que os utilizadores se concentrem atenção apenas em informações diretas e concisas, com perturbações mínimas de informações redundantes e que só fazem perder tempo.

Através do Smart AOD, os utilizadores podem rever o estado da entrega de refeições sem terem de ativar o ecrã inicial do telemóvel. A OPPO também assinou uma parceria com o Spotify para um controlo mais conveniente da reprodução de música no AOD.

ColorOS 13 and @spotifyindia are teaming up to provide you with a customized listening experience 🎶#ColorOS13 #SmartandConnected

— ColorOS (@colorosglobal) 30 de agosto de 2022

O utilizador pode aceder a informações de forma mais conveniente e mais rápida, enquanto minimiza o consumo de energia. Além disso, a ColorOS 13 oferece toda uma série de opções para utilizadores que pretendam personalizar o seu AOD.

A OPPO tem trabalhado em colaboração com a equipa da Bitmoji de forma a incorporá-la no AOD. Na prática, permitindo que os utilizadores criem avatares virtuais personalizados que imitam as suas características e expressões faciais para criar Bitmojis exclusivos e usá-los como fundo no AOD.

Fundo de ecrã Blossom

A OPPO pretende promover e disseminar a positividade através da experiência da ColorOS 13. Um desses exemplos é a introdução do tema do fundo Blossom, concebido para ajudar as pessoas a conseguirem um maior equilíbrio em termos do seu bem-estar digital.

Este fundo de ecrã mostra uma planta animada com pétalas que vão perdendo gradualmente a cor à medida que a utilização do telemóvel aumenta.

Quando o tempo gasto no dispositivo excede um limite definido pelo utilizador, a textura da planta muda gradualmente, alertando os utilizadores para a necessidade de fazerem uma pausa na utilização dos dispositivos.

Insight AOD

The #ColorOS13 launch event was a blast! Missed it? Check out the highlights here👇🤩 pic.twitter.com/7UXnxPlV0q

— ColorOS (@colorosglobal) 20 de agosto de 2022

A ColorOS 13 também apresenta o Insight AOD com uma barra de exibição colorida que rastreia o uso do telefone por um período de 24 horas.

Assim, cada vez que o utilizador desbloqueia o telemóvel, é criada uma marca na barra para representar a utilização do telemóvel. Lembretes não invasivos como estes são uma ótima forma de ajudar os utilizadores a encontrarem um melhor equilíbrio nas suas vidas.

Are you ready? The #ColorOS13 rollout for September is here! pic.twitter.com/HA09dBbc8v

— ColorOS (@colorosglobal) 5 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.