OPPO revela os segredos do 5G para os seus smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A era do 5G já chegou! Em Portugal teremos acesso grátis à quinta geração de redes móveis até setembro, cortesia das principais operadoras como a MEO, NOS e Vodafone. Entretanto, a OPPO revelou alguns dos segredos que tornam a construção dos seus smartphones Android mais avançados ideal para uma boa receção de sinal 5G.

Após os avanços atingidos com os lançamentos do Reno 5G e do Find X3 Pro 5G, os primeiros equipamentos 5G standalone e non-standalone da Europa, a OPPO continuou a aperfeiçoar a construção dos seus telefones. Fê-lo, por exemplo, com o OPPO Find X5 Pro 5G que inclui, pela primeira vez, o Sistema de Ligação de Quatro Vias com Amplificador de Potência (PA) Duplo.

A inovação que garante o 5G nos melhores smartphones OPPO

OPPO

A qualidade do sinal de um smartphone é determinada pela sua antena e pelo seu posicionamento no próprio smartphone Android. Assim, muitas vezes, a qualidade do sinal degrada-se quando os telefones são mantidos em determinadas posições. Isto uma vez que a antena pode ser tapada pelas mãos dos utilizadores.

A pensar nisso, já em 2020, a OPPO lançou um design de antena de 360 graus na série Find X2 para ajudar a combater este problema. Na prática, o design viu a antena disposta ao longo da frame exterior da própria moldura do smartphone. Desse modo, permitiu obter um melhor sinal, independentemente de estar na horizontal ou na vertical.

Garantia de ótima receção durante as sessões de jogo no smartphone

OPPO

Esta introdução foi particularmente importante para os gamers. Isto porque muitos jogos funcionam melhor na horizontal para maximizar o potencial do ecrã. Assim, nos telefones comuns, sem uma solução tão recente, os jogadores podem sofrer com problemas de rede, velocidades mais lentas e lag. Ou seja, dando-lhes uma clara desvantagem competitiva.

Engenharia com adaptação ao dia a dia

Enquanto a solução da antena de 360 graus ajuda a manter uma ligação fiável independentemente da orientação, esse não foi o único desafio. Aliás, o facto de, no mundo moderno de hoje, as pessoas esperarem velocidades rápidas de 5G para tarefas intensivas como, por exemplo, jogar, independentemente onde se encontrem.

Por vezes, os utilizadores estão nos seus telefones em ambientes desafiantes, como parques de estacionamento ou comboios, com baixo sinal e delay.

OPPO

É precisamente nestas situações de sinal fraco, que o Amplificador de Potência (PA) desempenha um papel determinante na amplificação do sinal de um smartphone. É o suficiente para fornecer aos utilizadores uma ligação forte e estável.

Ainda asism, o problema que a maioria dos telefones enfrenta é que têm apenas um PA para uma banda de frequência correspondente. Portanto, cabe a este PA único escolher a mais adequada de quatro antenas de um telefone para receber o sinal.

A falha neste desenho é o facto de existir uma grande carga colocada sobre o próprio PA, para além de um atraso. Isto porque leva tempo para o PA decidir qual das quatro antenas de um telefone é a melhor quando se muda a aderência da horizontal para a vertical.

Além disso, quando a antena de banda de frequência é utilizada, o sinal também se tornará muito instável dentro do espaço interno do próprio aparelho.

OPPO

Para combater esta questão, os engenheiros da OPPO trabalharam numa solução que mistura habilmente software e hardware para melhorar a disposição das antenas. Aqui bem como incluir não um, mas dois componentes PA.

Desse modo, após um ano de desenvolvimento, o Sistema de Ligação de Quatro Vias com Amplificador de Potência (PA) Duplo foi lançado pela primeira vez no OPPO Find X5 Pro 5G.

A garantia de melhor jogabilidade em 5G

Este sistema é impulsionado por uma componente desenvolvida pelo OPPO Research Institute - Fast Matching Algorithm. Na prática, permite ao telefone selecionar automaticamente o PA mais adequado para enviar e receber sinais, em qualquer momento.

OPPO

Ou seja, não só aumenta massivamente a eficiência do próprio sistema PA, como a sua localização também corresponde estreitamente às suas respetivas bandas de antena. Na prática, melhorando tanto a qualidade do sinal, como o consumo de energia.

Além disso, a OPPO também aplicou o Sistema de Ligação de Quatro Vias com Amplificador de Potência (PA) Duplo em bandas de 4G. O resultado? A garantia de sinal potente e rápido, com vídeo super definido, streaming e experiência de jogo sem qualquer delay ou tremor.

Resultados notórios também na reprodução de vídeo nos OPPO Find X5 Pro 5G

Ainda de acordo com dados de laboratório, o OPPO Find X5 Pro 5G vê muito menos congelamentos, com menor frequência, mesmo em cenários de sinal extremamente fraco. Aqui especificamente 30% menos latência e 50% menos congelamentos em comparação com a geração anterior, o Find X3 Pro 5G.

Welcome to the mirror dimension!How many #OPPOFindX5Pro in the picture? 🤓 pic.twitter.com/8kg6eyfSWm

— OPPO (@oppo) 9 de abril de 2022

Por fim, para aqueles cenários inevitáveis em que os utilizadores saem de zonas de sinal zero (como deixar um metro subterrâneo), o Sistema de Ligação de Quatro Vias com Amplificador de Potência (PA) Duplo no OPPO Find X5 Pro 5G. Assim, também assegura que capta o sinal mais rapidamente do que qualquer outro aparelho disponível.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.