OPPO prepara novo smartphone dobrável extensível e irreverente para 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones dobráveis são a nova coqueluche das principais fabricantes de smartphones Android. Certo é que a Apple não se aventurou (ainda) neste reino, mas estará igualmente atenta ao crescimento deste segmento dominado pela Samsung e no qual a OPPO se prepara para fazer uma entrada em grande.

A fabricante chinesa tem dado várias pistas reveladoras do seu interesse neste segmento. Aliás, ainda recentemente apresentou o seu OPPO X 2021, um protótipo de smartphone extensível (ou rolável) que pode esticar, ou fechar-se automaticamente. Agora, contudo, temos várias informações sobre o seu próximo telefone dobrável a chegar em 2022.

OPPO prepara surpresa para o segmento dos smartphones dobráveis

OPPO smartphone dobrável
O protótipo de smartphone dobrável apelidado de OPPO X 2021.

As informações chegam-nos através do popular leaker Digital Chat Station, através da rede social Weibo, bem como novas informações que chegariam à Internet mais recentemente. Entre ambas, retratam um smartphone particularmente cativante.

Em primeiro lugar, a saber, não há nenhuma menção a um ecrã secundário ou exterior. Não obstante, quando o ecrã estiver totalmente aberto terá entre 7,8 a 8 polegadas de diagonal, sendo essencialmente um tablet com ecrã AMOLED.

A resolução deste display será de 2K, possivelmente 1200 x 2000 pixeis. Terá também uma taxa de atualização a 120 Hz como mandam as tendências atuais. Ademais, segundo a fonte primária, teremos o processador Snapdragon 888 da Qualcomm a 5 nm.

Ecrã OLED terá até 8 polegadas no próximo smartphone dobrável da OPPO

OPPO smartphone dobrável
As informações avançadas pelo leaker Digital Chat Station na Weibo.

O que levanta uma questão cativante é o modelo de processador indicado. Caso a fabricante opte pelo sucessor do Snapdragon 888, atual topo de gama da Qualcomm, terá que aguardar pelo fim de dezembro de 2021, sendo essa a altura em que a empresa anuncia ao mundo os novos processadores da linha SD 8xx.

A saber, caso a OPPO decida esperar pelo Snapdragon 898 (nome não confirmado), o lançamento do produto só deve ter lugar em 2022. Até lá ficaremos a conhecer este novo chip ainda em desenvolvimento no seio da tecnológica norte-americana.

Por outro lado, do leak acima presente podemos aferir a presença de uma câmara principal composta por um sensor de 50 MP da Sony, sensor IMX766. Ademais, a câmara fotográfica frontal poderá ter 32 MP de resolução para mediar as selfies e vídeo-chamadas.

O novo dobrável pode chegar no primeiro trimestre de 2022

Em síntese, teremos um "combo" de câmaras idênticas às que podemos encontrar no OPPO Find X3 Pro, o atual topo de gama. A isto soma-se a presença de um leitor de impressões digitais, na lateral, bem como a presença da Color OS 12 baseada no Android 11.

Entretanto, de acordo com novas fontes, aponta-se a chegada deste telefone ao mercado no primeiro trimestre de 2022. Aí estará já munido do sistema operativo Android 12, revestido pela interface ColorOS 12

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.