OPPO mostra novo smartphone Android totalmente em vidro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A OPPO é uma das maiores fabricantes mundiais de dispositivos móveis que mais tem surpreendido pela inovação presente nos seus smartphones Android. A tecnológica chinesa sediada em Dongguan (Guangdong) mostrou recentemente um conceito de smartphone totalmente construído em vidro durante o seu evento anual INNO Day 2022.

É uma das suas experiências inovadoras que nos colocam perante um novo conceito de telefone totalmente construído em vidro. É uma ideia audaz que nos suscita de imediato curiosidade. Mas poderá um produto deste género chegar alguma vez às lojas? É difícil, mas mostra bem a fibra e espírito de melhoria constante que pauta esta marca de smartphones.

Este é o smartphone OPPO totalmente construído em vidro

OPPO smartphone Android

A par dos novos smartphones dobráveis Find N2 e Find N2 Flip a tecnológica chinesa presenteou também os entusiastas da tecnologia móvel com este conceito peculiar. Em causa está um smartphone Android que representa uma nova ideia.

Atualmente estamos habituados a encontrar e ver o vidro como material de revestimento da traseira e frontal dos dispositivos móveis, especialmente de gama alta. Porém, a sua estrutura é, por via da regra, feita em metal (de várias ligas) para maior durabilidade.

Não obstante, a OPPO resolveu criar um smartphone com "vidro integrado", ou "all-glass unibody", contornando a estrutura metálica e usando o vidro temperado também para o interior.

É uma abordagem única, daquele que nos faz prestar mais atenção à ousadia do produto e ao brilho, literal, do resultado em mãos.

Construção integral em vidro pode chegar à próxima geração de smartphones Android

OPPO smartphone Android

O conceito desafia o atual status quo em que os telemóveis têm, sempre, uma estrutura interna em metal ou plástico.

Porém, apesar de este produto ter o habitual aspeto de um smartphone retangular, com espaço para a porta USB-C na parte inferior. Isto bem como as demais portas e conetividades a que estamos habituados, a sua construção é radicalmente diferente.

Porém, escusado será dizer que de momento não podemos asseverar a exequibilidade de usar um telefone destes no quotidiano.

Uma vez que o produto é feito de um só bloco de vidro, a sua integridade estrutural seria posta em causa por uma possível intervenção ou reparação, caso dela necessite ao longo da vida útil.

Vídeo mostra-nos o smartphone inusitado da OPPO

Além disso, uma queda deste smartphone Android pode ser catastrófica, sem ser necessária uma explicação alongada. A propósito, veja-se em seguida o pequeno vídeo com mais detalhes deste conceito. Uma proposta audaz que visa moldar a partir de um só bloco de vidro, todo o smartphone e respetiva estrutura.

O telefone que trocou os elementos convencionais por uma estrutura em vidro mostra-se assim uma ideia peculiar, se nada mais.

Em seguida, resta saber como, ou se a fabricante aplicará este conceito a mais produtos, restando dúvidas sobre a sua durabilidade, mas não sobre a sua exequibilidade.

Gama de smartphones Find X6 deve chegar em 2023

OPPO Find X6

Por outras palavras, a fabricante mostrou ser possível construir um telefone que troca o metal pelo vidro. Agora, resta saber que mais poderá a fabricante chinesa implementar na próxima geração de dispositivos móveis, mais concretamente na gama Find X6.

Por fim, foi também no evento OPPO INNO Day 2022 que ficamos a conhecer os seus novos smartphones dobráveis, o Find N2 e Fins N2 Flip.

Check out this fresh batch of #OPPOINNODay highlights!Which are you most excited about? pic.twitter.com/1JjBRMC9gl

— OPPO (@oppo) 14 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.