OPPO garante até 5 anos de atualizações para os seus smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A OPPO é uma das fabricantes que mais se tem destacado no mercado dos smartphones, apresentado para tal vários argumentos que tornam os seus produtos dignos de nota. Agora, temos uma das melhores notícias que poderíamos dar aos seus utilizadores!

A fabricante chinesa compromete-se em trazer até 5 anos de atualizações para os seus smartphones Android, de modo a manter os seus equipamentos seguros e relevantes. Porém, esta benesse será inicialmente aplicada apenas aos flagships de 2023.

Suporte alargado para alguns smartphones topo de gama a chegar em 2023

OPPO Reno8

A marca aproveitou a adoção rápida, e superior à versão prévia, da sua nova ColorOS 13, baseada já no sistema operativo Android 13 da Google, para partilhar esta informação de relevo.

É um primeiro passo e espero bem que se aplique a mais modelos doravante, mas não deixa de ser ótima!

A partir de 2023, e só em alguns dos modelos de gama alta a ser lançados no próximo ano, a marca garantirá até 5 anos de atualizações de software. Mais concretamente, teremos 5 anos de atualizações de segurança e até 4 anos de atualizações do sistema operativo, prometendo assim até quatro versões do Android.

Para chegar ao topo, a OPPO tem que igualar a Samsung

OPPO ColorOS 13

A tecnológica sul-coreana é presentemente a marca referência no que às atualizações de software diz respeito. Há poucas, se alguma fabricante que garanta tanto tempo de atualizações para os seus telemóveis, até mesmo para os baratos como é o caso do Samsung Galaxy A23 5G que já recebeu a One UI 5.0 baseada no Android 13 da Google.

Dito isto, a empresa compromete-se em trazer até 5 anos de atualizações para os seus smartphones e assim mantê-los protegidos, bem como relevantes e com novas funções. Esta é uma das melhores formas de manter os seus utilizadores mais satisfeitos, além dos benefícios de segurança implícitos.

Atualizações entram em vigor para alguns dos topos de gama de 2023

OPPO

Tal como revelou a própria, nos próximos telemóveis OPPO de gama alta, a empresa garantirá os referidos 5 anos para um lote de equipamentos escolhidos.

Conforme dispõe a própria, temos dois momentos importantes de atualizações, ou seja, os 4 anos de atualizações de sistema do Android, com as mais recentes versões da plataforma.

Por outro lado, temos um ano extra, para um total de cinco anos, com os updates de segurança, os patches periodicamente disponibilizados pela Google para colmatar vulnerabilidades de segurança.

A fabricante não especificou, até ao momento, quais serão exatamente os telemóveis OPPO a receber este suporte alargado que equipara, finalmente, o providenciado pela Samsung.

A mais recente iteração é a ColorOS 13 baseada no Android 13 da Google

OPPO Reno8

Porém, esperamos que seja uma das áreas em que a OPPO mais trabalhará em 2023, pois acreditamos que este seja um parâmetro da mais extrema importância para o utilizador.

Note-se, aliás, que também a sua OnePlus aplica já um padrão de atualizações similares, pelo que é apenas natural que a OPPO siga o seu exemplo.

Por fim, não deixa de ser curioso que cada vez mais fabricantes superem a própria Google, que desenvolve o sistema operativo Android e que até ao momento só garante 3 anos de atualizações para os seus Pixel.

Em suma, a OPPO entra agora na lista de empresas que merecem um louvor no período alargado de suporte oficial de software dado aos seus produtos. Um bem-haja e que em 2023 tragam esta benesse para mais (ou idealmente todos) modelos.

We achieved our fastest rollout ever this year with #ColorOS13. Thank you for your incredible support 💙

— ColorOS (@colorosglobal) 20 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.