OPPO Find X6 terá 3 câmaras de 50 MP, mas com uma boa razão

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O próximo grande lançamento da OPPO a contemplar os mercados globais será a gama de smartphones OPPO Find X6. Agora que a fabricante chinesa apresentou oficialmente os Find N2 e Find N2 Flip, a nova família de smartphones dobráveis, temos a nossa atenção colocada nos supracitados OPPO Find X6.

Ao que tudo indica, a sua apresentação terá lugar durante o 1.º trimestre de 2023, mais provavelmente no início de janeiro do próximo ano, quiçá já com direito a evento global de lançamento. A propósito, temos agora novas informações divulgadas por uma fonte de boa credibilidade, o leaker Digital Chat Station.

Três câmaras de 50 MP pode agraciar o smartphone OPPO Find X6

OPPO Find X6
O próximo smartphone OPPO Find X6. Crédito: Evan Blass

Em primeiro lugar, contamos com uma câmara fotográfica principal, com objetiva grande angular e 50 MP de resolução. Em seguida, para a câmara ultra-grande angular, contávamos com uma câmara de 32 MP. Porém, as novas informações dão conta de um mesmo sensor de 50 MP para esta segunda câmara. Mais ainda, deverá apresentar uma abertura focal de f/1.8, além de OIS.

Em seguida, teremos outra câmara de 50 MP, com ampliação ótica e sistema periscópico para permitir uma ampliação da imagem sem perdas de qualidade. Mais uma vez, também este sensor deve ter os mesmos 50 MP de resolução.

Sensor Sony IMX890 de 50 MP para um equilíbrio de cores perfeito nos Find X6

OPPO Concept Phone.Find X6 or X6 Pro ??. pic.twitter.com/dbyngfkacp

— Mayank Kumar ❂ (@MayankkumarYT) 14 de dezembro de 2022

Porque é que a OPPO pode usar esta configuração tão idêntica, ou mesmo igual, nas três câmaras? Sucintamente, para garantir que as imagens produzidas por cada um dos sensores / câmaras têm a mesma assinatura de cor, o mesmo perfil de cores.

Desse modo, qualquer uma das imagens resultantes será concordante, no esquema e perfil de cor, com as imagens produzidas pelos demais sensores / câmaras, ao serem o mesmo.

Tal facto virá melhorar a consistência dos resultados, ainda que possa ser, de antemão, uma decisão que encarecerá o produto final. De igual modo, é certa a presença do co-processador de sinal de imagem da própria OPPO, o seu chip MariSilicon X.

Recordamos que o MariSilicon X foi introduzido pela fabricante em 2021 como um processador de sinal de imagem ou ISP. Este componente trabalha lado a lado com o ISP incluído no SoC (o processador principal do telefone), para melhorar os resultados conseguidos com as suas câmaras fotográficas.

Design do smartphone ainda é alvo de debate nas redes sociais

OPPO Find X6 rear design and camera specs :- 50MP IMX890 Main- 50MP JN1 Ultra-wide- 50MP IMX890 (2.7X) telephoto - 60X Digital Zoom - MariSilicon X | Hasselblad - 32MP (IMX709) front pic.twitter.com/wODtQq0Aby

— Shishir (@ShishirShelke1) 7 de dezembro de 2022

O aspeto final do produto ainda não é conhecido. Com efeito, até ao momento temos visto diversas fugas de informação, cada qual apresentando a sua versão dos factos.

Ao que tudo indica, podemos efetivamente ter uma mudança radical de design face às gerações anteriores. No entanto, não sabemos qual será o rumo da marca com esta nova geração, com material convincente a ser divulgado por Evan Blass e pelo Digital Chat Station.

Por fim, sabemos que o Find X6 terá um ecrã AMOLED de resolução 1,5 K, com alta taxa de atualização da imagem a 120 Hz. Além disso, terá até 12 GB de memória RAM e até 512 GB de armazenamento interno.

A sua bateria terá 5 000 mAh de capacidade e carregamento rápido a 80 W, com carregamento sem-fios até 50 W. A sua construção será em vidro, com estrutura metálica e possivelmente um acabamento cerâmico para a versão branca do smartphone Android.

Numa última nota, contamos também com a interface ColorOS 13, baseada já no mais recente sistema operativo da Google, o Android 13 e respetivas novidades já presentes no telefone.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.