OPPO Find X6: smartphone de topo a caminho com um super sensor desenvolvido pela Sony em colaboração com a Xiaomi

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Até ao final deste ano, a OPPO pode revelar a sua nova série de topo Find X6 que chega com um design e especificações premium.

Entre os muitos rumores divulgados, sabemos agora que os modelos vão estar equipados com o super sensor de uma polegada IMX989, fruto da colaboração entre a Sony e Xiaomi.

OPPO Find X6 com sensor IMX989, produzido pela Sony em conjunto com a Xiaomi

OPPO Find X5
O OPPO Find X5 foi lançado em março de 2022 Crédito@OPPO

Ainda que a OPPO tenha lançado a série Find X5 na primavera deste ano, tudo indica que ainda em 2022 vai lançar também o sucessor desta linha de topo. De acordo com os rumores divulgados até ao momento, a marca pode apresentar a nova série Find X6 até ao final deste ano, sendo que os modelos apenas vão chegar às lojas no início de 2023.

Outras fontes começam também a revelar alguns dos atributos que a próxima série flagship da OPPO vai apresentar. E, para os utilizadores adeptos de fotografia, esta nova linha OPPO deve ser tida em consideração.

Tudo porque irá incluir o super sensor de uma polegada IMX989. Este sensor CMOS foi desenvolvido em conjunto pela Sony e pela Xiaomi, sendo que os custos da sua Pesquisa & Desenvolvimento ultrapassaram os 15 milhões de dólares (aproximadamente 15 milhões de euros).

O IMX989 com uma polegada de tamanho é um dos maiores sensores presentes no mercado de smartphones e traz consigo uma série de otimizações. Fornece uma área fotossensível 172% maior, mais 76% de capacidade fotossensível, torna a câmara 32,5% mais rápida e permite um arranque também 11% mais rápido. A cereja no topo do bolo é que permite gravação de vídeo, em ambiente noturno, com uma qualidade 4K HDR.

O que já sabemos sobre a nova série OPPO Find X6

Entretanto foram também já revelados os processadores que podemos esperar ver na nova série flagship da OPPO. Assim, aos comandos do modelo base Find X6 deverá estar o processador Snapdragon 8+ Gen 1 enquanto o Find X6 Pro irá contar já com o Snapdragon 8 Gen 2, ambos fabricados pela Qualcomm.

Os dois modelos também vão assinalar diferenças no ecrã. Segundo o leaker Digital Chat Station, o modelo base terá uma resolução 1,5K e a versão mais avançada contará com 2K. Espera-se que ambos incluam painéis AMOLED com taxa de atualização na ordem dos 120 Hz.

No departamento ótico, já sabemos que o sensor IMX989 com uma polegada de tamanho e 50 megapixéis de resolução será o sensor primário. No caso do Find X6 Pro, este estará acompanhado por mais dois sensores, ambos com 50 megapixéis. Já o modelo base, terá mais um sensor de 50 megapixéis e um sensor telefoto de 32 megapixéis.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt