OPPO Find X5 Pro tem versão mais poderosa que não podes comprar em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O smartphone OPPO Find X5 Pro 5G foi apresentado a 24 de fevereiro com a restante gama Find X5 Series. Entre os destaques do novo flagship apontamos o processador Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, atualmente um dos melhores SoC's no mercado.

Há, contudo, uma versão ainda mais poderosa do novo telemóvel OPPO Find X5 Pro de acordo com a popular plataforma de testes sintéticos / benchmarks, a AnTuTu. Todavia, não a poderão comprar em Portugal, pelo menos não nas lojas físicas nacionais.

Dimensity vs Snapdragon no novo OPPO Find X5 Pro 5G

OPPO Find X5 Pro 5G

Os novos OPPO Find X5 Pro 5G estão disponíveis com o processador Snapdragon 8 Gen 1 e com o processador Dimensity 9000 da MediaTek consoante o mercado / região a que se destinem. Em Portugal, e demais Europa, temos o telefone equipado com o processador topo de gama da Qualcomm.

Todavia, caso os números de benchmarks são algo de extrema importância para o consumidor, então a melhor versão será a equipada com o processador topo de gama da MediaTek. Mais concretamente, com o processador Dimensity 9000.

Com efeito, é a primeira vez que o processador Snapdragon 8 Gen 1 é ultrapassado por algum rival desde a sua apresentação em finais de 2021. Assim, mesmo que a diferença não seja abismal, é já o suficiente para despertar a curiosidade dos entusiastas.

Processador Dimensity 9000 supera até o Snapdragon 8 Gen 1

MediaTek Dimensity 9000
Pontuação na AnTuTu da versão com Snapdragon 8 Gen 1 vs Dimensity 9000.

Os testes foram efetuados pela publicação IT Home com ambos os telemóveis em modo de alto desempenho. Este modo pode ser ativado nas Definições, forçando o dispositivo a estar permanentemente em elevado desempenho - com maior consumo energético.

Perante estas condições, o OPPO Find X5 Pro 5G obteve mais de 1 milhão de pontos na AnTuTu com o MediaTek Dimensity 9000, algo que até ao momento não havia sido possível para um smartphone Android.

Por outro lado, a versão do OPPO Find X5 Pro 5G equipada com o SoC Snapdragon 8 Gen 1 alcançou 990 473 pontos. Ou seja, a diferença não é significativa ao ponto de sentirmos diferenças palpáveis no uso quotidiano. Todavia, tem impacto nos benchmarks.

A vantagem do chip MediaTek é menos expressiva na componente gráfica. Com efeito, a GPU que integra o Snapdragon 8 Gen 1, a Adreno 730, obtém uma pontuação superior à Mali-G710 MC10 do Dimensity 9000 como podemos ver acima.

Em suma, este topo de gama está apetrechado com dois dos melhores processadores de 2022, do mais potente, ao melhor para jogos, em ambos os casos a experiência de utilização será excelente em todos os quesitos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.