O OPPO Find N2 Flip custa desde 1099,99 € em Portugal, o mais recente smartphone dobrável da fabricante chinesa oficialmente disponível no nosso mercado. É uma resposta clara à crescente popularidade dos Samsung Galaxy Z Flip e, em muitos aspetos, superior como ora veremos.
A premissa é simples e bem executada. A OPPO quis colocar no mercado um smartphone dobrável com formato de concha cujo ecrã não apresentasse a "vinca" no eixo horizontal de dobra do ecrã. E, diga-se já, conseguiu fazer esse mesmo em 2023.
OPPO Find N2 Flip: opinião em poucas linhas
Sinónimo de sofisticação e elegância, o Find N2 Flip está disponível em Preto Astral e Roxo Lunar, absolutamente deslumbrante neste último tom, mais audaz e vibrante. Definitivamente mais feminino, este telemóvel dobrável não passa despercebido em lugar algum.
Sumariamente, a OPPO não foi a primeira a chegar a este nicho de mercado, mas mais vale bem-feito do que ser o primeiro.
Certo é que a marca teve a benesse do tempo e pode também aprender com as várias iterações de produtos rivais, mas no final do dia, este é um ótimo smartphone dobrável em todos os quesitos, sobretudo no ecrã sem vinca notória.
Uma última linha - este smartphone dobrável está pronto para ser usado normalmente como qualquer outro telefone. Sem medo de dobrar e desdobrar o ecrã, a dobradiça e demais construção inspirou-me confiança.
Pontos fortes:
- Design sofisticado e elegante com formato dobrável
- Ecrã AMOLED brilhante, rápido e de alta resolução (além do ecrã exterior)
- Vinca? Onde? Ela está lá mas não é visível com o ecrã ligado
- Autonomia de bateria suficiente para um smartphone dobrável compacto
- Câmara fotográfica principal é estimulante com uma pitada de Hasselblad
- Qualidade de construção sólida e acabamento em vidro arredondado
- Acessórios incluídos na caixa - capa, cabo e carregador a 44 W
Pontos fracos:
- Ecrã exterior podia ser (ainda) mais útil
- Câmara ultra grande angular não surpreende
- Falta de resistência à água (certificação IP)
- Disposição dos botões laterais não é a mais conveniente
Design com fator "Wow" no OPPO Find N2 Flip
O OPPO Find N2 Flip é um smartphone dobrável com formato de concha, extremamente agradável de abrir e fechar. O seu aspeto é um de sofisticação, de arestas bem disfarçadas e linhas suaves (extremamente suaves) neste esquema de cor em rosa-claro.
Tal como em outros dobráveis, o OPPO Find N2 Flip é um daqueles smartphones que não passam despercebidos. Seja ao estar simplesmente pousado numa qualquer superfície, ou sobretudo quando o fechamos (ou abrimos) em público.
Seja pelo ecrã exterior, formato alto e estreito quando aberto, mas sobretudo pela forma rápida, fluída e gratificante com que todo o corpo move para fechar o ecrã. E o melhor de tudo, o tão audível "Pop" sempre que fechamos o telefone.
Ecrã dobrável com durabilidade para mais de 400 000 movimentos
Além disso, não há espaço sobrante quando o telefone está fechado. Não há uma frincha notória entre ambas as partes do telefone graças também a um "lábio" de borracha / silicone, ou rebordo que percorre todo o contorno do interior do telefone.
Samsung, é assim que se faz. Não só o design é puramente simétrico, de ambas as porções, como o telefone permanece fechado sem espaço para entrarem poeiras, areias ou detritos. A mecânica deste smartphone afigura-se muito bem concebida e fiável.
Fecha (mesmo) sem espaço para poeira com dobradiça robusta
E para os mais preocupados com a durabilidade do ecrã dobrável - segundo a OPPO este resistirá a mais de 400 000 dobras. Ora, com esta afirmação de confiança e com a suavidade que aqui encontramos, não posso senão louvar a solução da marca.
As imagens ilustram a estrutura do smartphone com laterais retas. Temos também o supracitado "lábio" de borracha que ajuda a "selar" o smartphone quando está fechado, além de garantir a sua maior durabilidade, uma questão da maior importância.
Margens simétricas ajudam a "selar" o smartphone
Por outro lado, esta moldura é algo notória quando o telefone está aberto. É uma das vicissitudes dos smartphones dobráveis para que o ecrã não seja pressionado contra si mesmo quando o telefone está fechado. Porém, é notório à vista desarmada.
Quando o ecrã está desligado, temos um grande retângulo preto, tal como qualquer smartphone dobrável ou não. Porém, certo é que facilmente confundimos o aspeto deste Find N2 Flip com o rival Samsung Galaxy Z Flip de última geração.
Brilhante, mas escorregadio, em Roxo Lunar
Sobretudo, aliás, no esquema de cor em púrpura ou rosa-claro, cor que encontra correspondência no produto rival da Samsung. De qualquer modo, temos aqui um acabamento belo e extremamente suave, ainda que bastante escorregadio, mesmo quando pousado, por exemplo, numa mesa.
Cuidado para não o deixar cair (ou para ele não se escapulir)!
O design do telefone é ainda elevado pela "espinha dorsal" onde podemos ver o logótipo da OPPO. Aí temos uma textura serpenteante que sorve os raios de luz e os ordena à sua maneira como se de uma hélice dupla se tratasse.
Este ADN próprio da OPPO, com a atenção redobrada aos pormenores, pautando-se pela simetria e qualidade de construção. No entanto, carecemos aqui de certificação IP que nos acalme os receios com chuva, pó e outros possíveis acidentes.
Dois grandes anéis para as câmaras fotográficas
A parte superior da traseira é bastante povoada com diversos elementos como as duas câmaras fotográficas. Temos ainda o ecrã secundário cujas margens poderiam estar mais disfarçadas. Isto é, sentimos os seus limites ao passar a mão / dedo no ecrã.
Em suma, se procuram a versão menos escorregadia optem pelo esquema de cor em preto, na certeza porém de esta ser bem mais vistosa. Temos duas cores à escolha, nem uma mais.
A dobradiça da OPPO elimina virtualmente a vinca no ecrã
A dobradiça implementada pela OPPO no seu smartphone dobrável possibilita abrir e fechar o smartphone com confiança. Em simultâneo, permite também que a vinca do ecrã seja visualmente eliminada. Ao passar o dedo, porém, continua a ser percetível.
Dito isto, encontramos neste telefone um design extremamente trendy e agradável, com o formato perfeito para levar no bolso todos os dias. É o smartphone ideal para um uso descomplicado, que agradará à maioria dos consumidores, merecendo também o nosso aval e aprovação.
Excelente qualidade de construção no dobrável OPPO
O metal presente em toda a estrutura confere-lhe a tão necessária robustez e durabilidade que nos apaziguam sempre que pegamos no telefone. A isto soma-se o vidro, perfeitamente trabalhado e suave neste tom de rosa, ou algo áspero na configuração em preto.
A aresta inferior conta com o tabuleiro para cartões SIM, altifalante principal, microfone e porta USB-C. Já na aresta superior temos o segundo microfone, além das barras / linhas para as antenas.
Este smartphone, quando aberto, mostra-se esguio e bastante inspirador de confiança. Não temos rangidos nem o menor indício de que algo falte em determinado sítio. Bem pelo contrário, somos bem assegurados pela sua construção.
Pode ser dito, porém, que a porção superior do telefone parece um pouco mais pesada. Isto pode ser importante quando usamos o telefone com uma só mão uma vez que o ponto de equilíbrio pende mais para a parte superior do telefone.
Dito isto, o peso do produto denota também a qualidade de construção que lhe assiste, mostram-se denso e bem sólido, ainda que preferisse um distribuição de peso mais equitativa.
Algo que efetivamente não gostei foi a colocação dos botões On / Off e Seletor de Volume. Estão simplesmente demasiado altos quando usamos o smartphone aberto, não sendo prática ou fácil a sua utilização.
Entendo que este seja um dos constrangimentos do formato dobrável - a necessidade de colocar ambos os botões numa posição mais acima do que estamos habituados. Porém, é algo que qualquer utilizador sentirá, pelo que tem de ser destacado.
Porém, não temos a certificação IP que me faria atribuir uma pontuação superior ao Find N2 Flip neste quesito.
Unboxing ao smartphone com todos os acessórios
Abrindo a caixa temos todos os acessórios essenciais, a saber:
- Capa de proteção incluída (plástico TPU) transparente em duas porções
- Carregador / adaptador USB do Tipo A (saída) a 67 W
- Cabo USB-A para USB-C, branco e grosso
- Manuais e Guia de iniciação rápida
- Ferramenta de remoção (pino) para o tabuleiro dos cartões SIM
- Smartphone OPPO Find N2 Flip
Em suma, temos tudo aquilo que necessitamos para desfrutar do smartphones desde o 1.º dia. Desse modo, tenho apenas que congratular a OPPO por não seguir as demais tendências neste aspeto e salvaguardar o interesse dos consumidores.
Mais ainda, o mecanismo e formato da caixa complementam na perfeição o espírito do telefone, com excelente apresentação do produto.
Temos dois bons ecrãs no OPPO Find N2 Flip
O ecrã interior / principal do smartphone OPPO Find N2 Flip tem 6,8 polegadas de diagonal e atinge os 1 600 nits de brilho em pico (por exemplo sob a luz solar). Tem alta taxa de atualização, variável, até 120 Hz com resolução Full-HD+ de 2400 x 1080 pixeis e formato de 21:9.
Possui ainda certificações Dolby Vision, HDR10+, além da proteção Corning Gorilla Glass 5. É um ecrã mais alto do que o habitual, mas depressa nos habituamos ao formato mais estreito.
Temos todos os atributos de um ecrã topo de gama com uma muito boa experiência de visualização. Temos os 120 Hz, o suporte para conteúdo em HDR10, além da taxa de atualização adaptativa (tecnologia LTPO), portanto pode ir do 1 Hz aos 120 Hz.
As cores são vibrantes, bastante saturadas, com detalhes nítidos e cativantes. Em suma, um excelente ecrã para este tipo de smartphones dobráveis, sem que a vinca nos distraia. São 6,8 polegadas de ecrã cinemático bastante agradável.
Vinca existe mas não se vê no OPPO Find N2 Flip
O aspeto mais notório - bom, neste caso menos notório - no dobrável da OPPO é a forma como esconderam a vinca, a depressão no eixo de dobra do ecrã. Algo presente nos telefones da concorrência como os Samsung Galaxy Z Flip, mas invisível neste OPPO.
Entendam-me, a vinca existe e quando o ecrã está desligado conseguimos ver a zona de flexão. Porém, basta "ligar as luzes" para os nossos olhos serem banhados com uma excelência de cor e saturação, nada mais.
Aliás, como pretendo ilustrar com as imagens acima, mesmo com o ecrã dobrado, não notamos a vinca. Tal facto deve-se sobretudo ao mecanismo de dobradiça aqui aplicado e acreditem que explorei vários ângulos de abertura e incidência da luz.
O resultado é uma experiência de utilização superior. Temos os conteúdos apresentados de forma mais clara, sem a distração que ainda encontramos nos produtos rivais. Por outras palavras, é assim que se faz, Samsung!
Tal como qualquer outro ecrã dobrável, também tem os seus limites. Isto é, a sua parte exterior é mais plástica do que revestida a vidro, algo que sentimos no toque. Porém, é uma condição inerente ao formato dobrável, uma vez que o vidro...não dobra!
Ainda assim cumpre ser dito que o ecrã interior fica mais rapidamente sujo com impressões digitais quando comparado com ecrãs de smartphones tradicionais, não dobráveis portanto.
Ecrã exterior dá-nos um smartphone em miniatura
O ecrã exterior do OPPO Find N2 Flip tem 3,26 polegadas, tecnologia AMOLED e resolução de 382 x 720 pixeis com brilho máximo de 900 nits, além de uma alta taxa de atualização até 120 Hz. Tem boa definição, fluidez e bons ângulos de visão.
Em plena justiça, com este ecrã a OPPO tenta colmatar as desvantagens deste tipo de telefones dobráveis, ou seja, a necessidade e tempo acrescido de o abrir para aceder a alguns conteúdos. Em vez disso, temos essencialmente uma miniatura no exterior.
O ecrã exterior dá-nos acesso direto às notificações das principais aplicações, bem como à capacidade de responder a algumas destas. Para já apenas com respostas pré-configuradas, mas há aqui muito potencial para melhoria no que ao software concerne.
Aliás, este ecrã é perfeito para ver as notificações sem ter que abrir o telefone. Estas são agrupadas numa lista prática e conveniente, superando as ofertas da Samsung com os Z Flip e da Huawei com o P50 Pocket neste aspeto.
Há muito potencial nesta abordagem ao ecrã exterior
Idealmente queria ver um pequeno teclado para responder às notificações ou mensagens de WhatsApp no ecrã exterior. De momento, estamos limitados às respostas previamente definidas que nos deixam a desejar algo mais.
Atualmente temos um ecrã dedicado à câmara fotográfica com acesso ao modo Foto (normal), retrato ou vídeo sem ter que abrir o telefone. Aliás, é esta a função que mais usamos a partir e através do ecrã exterior.
Perfeito para tirar selfies, mas tem potencial para muito mais
Temos também um ecrã para Lembretes, Controlos Rápidos, Calendário / Agenda, Meteorologia, Gravação de Voz, Temporizadores, entre outras funções rápidas. O widget próprio do Spotify é um dos bons exemplos já disponíveis para este ecrã exterior.
Em suma, esta é uma boa premissa com um grande (e bom) ecrã, mas pode ainda crescer em funcionalidade com mais trabalho no desenvolvimento do software e e respetivas funções. De momento, senti-me um pouco limitado às funções existentes.
A OPPO incluiu ainda uma espécie de animal de estimação virtual que podemos usar como papel de parede neste ecrã. Temos, por exemplo, um cão, gato, hamster ou coelho (entre outros), como se de um tamagochi se tratasse. É uma pequena graça se nada mais.
Por fim, gostaria de ver aqui mais funções para este ecrã exterior, bem como um software mais coeso e que nos abrace a cada toque.
ColorOS 13 traz-nos o Android 13 ao smartphone OPPO
A ColorOS 13 presente no OPPO Find N2 Flip é uma das minhas skins favoritas para o Android. É algo similar à OxygenOS da OnePlus e, apesar de não ser tão vasta em funções como a One UI da Samsung, é mais simples menos "inchada".
Quero com isto dizer que temos sobretudo aplicações da própria Google - sem necessidade de acrescentar apps redundantes. Algo que sempre salientarei como positivo ao manter o smartphone mais "leve" e a experiência de uso geralmente melhor.
De momento, porém, temos poucas otimizações ou alterações da ColorOS tal como a conhecíamos para o formato dobrável. Mais uma vez, há aqui amplo espaço para melhoria e dinamização deste formato que passei a apreciar em pouco tempo.
Desempenho muito bom para o padrão de 2023
O OPPO Find N2 Flip não é o smartphone mais potente ou rápido da marca. Não o tenta ser, nem nasceu para preencher esse papel. É, porém, um telefone muito competente, mais que suficientemente rápido para a maioria dos utilizadores em pleno 2023.
Para este smartphone, a OPPO lançou mão de um processador MediaTek. Neste caso, o DImensity 9000+ que se afirma como um dos melhores SoCs de gama alta este ano, ainda tenha sido aqui ajustado para ser mais poupado no consumo energético.
O telefone entrega-nos uma experiência de utilização estável e consistentemente fluída. As animações do ecrã a 120 Hz dão uma grande ajuda e mesmo ao carregar e executar jogos mais exigentes, o OPPO Find N2 Flip porta-se muito bem.
Tudo é rápido e flui naturalmente neste smartphone, sem a menor queixa durante as semanas de uso. É um belo smartphone de gama alta e entrega um desempenho adequado a tal, não sendo, porém, o supra-sumo da velocidade.
Especificações técnicas do OPPO Find N2 Flip
- Ecrã principal: 6,8 polegadas AMOLED a 120 Hz, resolução Full-HD+ a 1080 x 2400 pixeis, densidade de 403 PPP
- Proteção com vidro Corning Gorilla Glass 5
- Ecrã secundário / exterior: 3,26 polegadas 382 x 720 pixels, 250 PPP a 120 Hz (900 nits)
- Processador: Dimensity 9000+ (4 nm) da MediaTek
- Armazenamento: desde 256 GB UFS 3.1
- RAM: desde 8 GB
- Câmaras: 50 MP + 8 MP (grande angular e ultra grande angular)
- Câmara frontal de 32 MP
- Bateria: 4 300 mAh de capacidade com carga a 44 W
- Gravação de vídeo: até 4K a 30 fps
- Dimensões: 152,8 x 71,5 x 8,1 mm (aberto) / 85.5 x 75.2 x 16 mm (fechado)
- Peso: 191 gramas
- Preço: desde 1099 € em Portugal
Autonomia de bateria para 1 (bom) dia de uso
O OPPO Find N2 Flip tem a maior bateria de qualquer smartphone dobrável com este formato de concha. Em causa está a sua célula de 4 300 mAh, superando o Galaxy Z Flip (3 700 mAh) e o Huawei P50 Pocket (4 000 mAh). A vangagem está aqui na OPPO.
O resultado é uma autonomia que não desilude, sem compromissos. Para um dia de uso mais intenso conseguimos chegar ao final com 20% de carga em uso constante. Face aos rivais dobráveis, a OPPO também tem aqui a vantagem clara.
Carga rápida a 44 W com carregador de 67 W incluído
Assim que for altura de o carregar, o OPPO Find N2 Flip apresenta uma carga rápida a 44 W, padrão SuperVOOC. Não é o smartphone mais rápido a carregar, nem tem a maior bateria no mercado dos smartphones, mas não desilude.
Infelizmente não temos aqui carregamento sem-fios, mas temos carregamento reverso por cabo USB-C.
Câmaras fotográficas no OPPO Find N2 Flip
A câmara do OPPO Find N2 Flip não me entusiasmou aquando da sua apresentação, aliás, bem pelo contrário. Apesar de já conhecer a câmara principal de 50 MP e respetivas capacidades, a câmara ultra-grande angular raramente deslumbra.
Ora, neste smartphone não temos uma câmara dedicada à ampliação (zoom) ótico. Temos, sim, um sensor de alta resolução que podemos usar para ampliar digitalmente a imagem - até 20x, ainda que se comece a perder qualidade.
A câmara fotográfica principal - no modo Automático - sem ajustes ou preocupações a não ser carregar no obturador é bastante boa. O exemplo acima está muito comprimido pelo alojamento online, mas vejam-se as texturas e representação de cor muito agradável.
A interface da app da câmara dá-nos logo uma opção de zoom ou aplicação que já começa a comprometer o detalhe e exposição da imagem, sobretudo em condições mais desafiantes.
A câmara ultra-grande angular tenta acompanhar o sensor principal. Porém, o equilíbrio de cores não é o mesmo do sensor principal, com diferenças bem notórias na exposição. Sobretudo quando acrescentamos algum movimento à imagem, as diferenças saltam à vista.
Outras situações há em que esta câmara ultra grande angular até se porta bem. Veja-se o exemplo acima em que conseguimos ter o palco relativamente focado e com detalhe agradável para uma cena escura, em movimento.
Porém, é na câmara principal que encontramos a melhor qualidade com o seu sensor de 50 MP. Nos mais variados cenários, os resultados são realmente bons, a muito bons consoante as condições.
Por fim, há aqui uma aura de realismo e autenticidade que apreciei bastente na câmara principal.
Veredito
Design | 4,5 |
Construção | 4,5 |
Ecrã | 4,5 |
Desempenho | 4 |
Áudio | 4 |
Interface | 3,5 |
Câmara | 4 |
Bateria | 3,5 |
Qualidade/Preço | 4 |
Pontuação | 4 – Muito Bom |
O OPPO Find N2 Flip tem muito para oferecer - como se pede de um telefone de 1000 euros. O formato dobrável é o atrativo principal, com o ecrã exterior a coroar este telefone como um produto distinto, exclusivo, bonito e altamente cobiçável.
Tem um design muito agradável e construção sólida, ainda que sem certificação IP. É bonito de se ver, agradável de se segurar e vai dar nas vistas!
Há espaço para melhoria no software, um bom trabalho já feito no desempenho e gestão de energia / autonomia. Porém, as câmaras podiam e deviam ser mais coesas nos resultados, ou oferecer um terceiro sensor com ampliação ótica. Senti falta de algo mais capaz para que o pudesse considerar a minha nova câmara fotográfica geral.
Dito isto, o OPPO Find N2 Flip nasceu para se afirmar no segmento dos dobráveis e isso fê-lo com distinção. Ora, onde está a vinca? Pois é...não a vemos (pelo menos com o ecrã ligado) e isso é fantástico!
Ecrã: 6,8'' Full-HD+ a 120 Hz, AMOLED / 3,26'' AMOLED a 120 Hz (382 x 720)
Processador: Mediatek Dimensity 9000+ (4 nm)
RAM: desde 8 GB
Memória: desde 256 GB
Câmaras: 50 MP + 8 MP / 32 MP
Bateria: 4 300 mAh a 44 W (cabo)
A 4gnews agradece à OPPO Portugal a cedência do dispositivo para efeitos de teste, usado durante cerca de duas semanas.
Editores 4gnews recomendam: