OPPO Find N2 e Find N2 Flip: os rivais diretos da Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 8 min.

O primeiro smartphone dobrável da OPPO chegou às mãos da 4gnews como uma bela surpresa. Porém, por muito que nos agradasse o OPPO Find N, o telefone era (e é) particularmente grosso, pese embora a sua qualidade de construção e robustez fosse ímpar.

O seu peso, também ele notável, tornava-o impossível de ignorar no bolso, não sendo porém tão largo como o Samsung Galaxy Z Fold4. Agora, a OPPO deu a conhecer o seu Find N2, bem como o seu primeiro flip, o OPPO Find N2 Flip com formato de concha.

1. Smartphones mais finos, menos vinca, mais poderosos e fáceis de usar

smartphone OPPO Find N2
Os novos modelos de smartphone dobrável da OPPO.

As prioridades da fabricante, tal como a própria revelou durante o segundo dia do INNO Day 2022, foram a redução da espessura do smartphone dobrável, aperfeiçoamento do ecrã e robustez geral.

Face ao exposto, é com satisfação que vemos estes vetores a serem efetivamente melhorados na nova geração de telemóveis que hoje se desvendou na China.

O melhor de tudo? Pelo menos um destes modelos chegará à Europa, o novo OPPO Find N2 Flip, o rival declarado para o Samsung Galaxy Z Flip4 que continua a fazer furor. De momento, contudo, não sabemos qual será o preço destes novos produtos da OPPO.

smartphone OPPO Find N2
Os vários esquemas de cor para o smartphone dobrável Find N2.

Em primeiro lugar o OPPO Find N2 é ligeiramente mais estreito que o antecessor. Na prática, tem 72,6 mm de largura quando fechado (face aos 73 mm da versão prévia). Uma pequena melhoria, certo é, mas não deixa de ser efetivamente real.

Em segundo lugar, o smartphone está mais leve e pesa agora 233 gramas. Portanto, pese embora não seja um telemóvel leve, é ainda assim mais leve que o seu antecessor.

smartphone OPPO Find N2
O eixo de dobra do smartphone OPPO Find N2.

A espessura geral, com o telefone fechado é de 14,6 mm, ao passo que quando aberto tem 7,4 mm. É uma redução face aos 15,9 mm ou 8 mm do modelo anterior, bastante significativa até. Esta melhoria foi alcançada graças a um aperfeiçoamento da sua dobradiça, estando não só mais fina, como também mais durável e robusta.

Tudo isto se deve à estrutura em metal adonizado que lhe dá força e robustez. Para além disso, temos três esquemas de cor às escolha, desde o branco matte e preto revestido com couro vegan. Para além disso temos o esquema de cor em verde-menta, com vidro sem brilho.

OPPO Find N2

Mais ainda, temos o esquema de cor em verde-menta, com vidro sem brilho. Note-se que nos tons de verde e branco, como o telefone é revestido por vidro na traseira, o seu peso é ligeiramente superior, agora com 237 gramas.

2. A segunda geração da dobradiça Flexion em destaque

A mecânica inerente à dobradiça dos smartphones dobráveis é um dos aspetos com mais melhorias nesta geração. Temos desde logo menos peças móveis, agora com 100 componentes face aos 138 anteriores.

smartphone OPPO Find N2
Mecanismo de dobradiça Flexion no smartphone OPPO Find N Flip.

Além disso, usam materiais como a fibra de carbono para garantir uma maior robustez e durabilidade. Em suma, temos menos componentes, os novos são mais leves e, ao que tudo indica, mais robustos para aguentar os rigores do uso diário.

O melhor de tudo? Esta nova dobradiça permite que a vinca seja atenuada em até 67% face à geração anterior. Ou seja, esta marca a meio do ecrã será praticamente impercetível, com grandes melhorias face à geração anterior do produto.

3. Dobradiça permite fixar o telefone em qualquer ângulo entre os 45º e 125º

smartphone OPPO Find N2

A nova dobradiça permite ao utilizador escolher um qualquer ângulo ideal para usar o smartphone e manter a sua forma. Em situações do quotidiano isto pode ser útil, mantendo a posição de dobra em qualquer ângulo entre os 45º e os 125º.

As novidades estendem-se também ao ecrã exterior, ou de cobertura. Este painel mantém as dimensões, mas apresenta um formato de 17.7:9 em vez dos 18:9. Ainda assim, o novo telefone é mais estreito que o antecessor graças à redução das margens efetuada pela OPPO.\

Na prática temos aqui um ecrã exterior de 5,54 polegadas de diagonal, com alta taxa de atualização a 120 Hz, outra das melhorias implementadas este ano. Além disso, o seu brilho máximo é agora de 1 350 nits, protegido pelo vidro Gorilla Glass Victus.

smartphone OPPO Find N2
As principais dimensões do smartphone OPPO Find N2.

Por outro lado, o ecrã interno (e principal) mantém-se quadrado no formato com o aspeto 9.6:9. Tem 7,1 polegadas de diagonal, consistindo num painel LTPO OLED, com alta taxa de atualização até 120 Hz, podendo variar do 1 Hz até aos 120 Hz.

4. Ecrãs mais brilhantes e com alta taxa de atualização da imagem até 120 Hz

Note-se também que ambos os ecrãs têm uma alta taxa de registo do toque a 480 Hz, pelo que não sentiremos atrasos, mesmo a jogar. O melhor de tudo? Este ecrã principal tem agora mais brilho, atingindo os 1 550 nits (pico).

smartphone OPPO Find N2
Ecrã interior, principall, do smartphone OPPO Find N2.

Segundo a própria marca, a legibilidade dos ecrãs, em qualquer condição de luminosidade, está agora melhor acatada. Isto significa que, mesmo sob intensa luz solar será possível ver bem os conteúdos apresentados graças à nova tecnologia de ecrãs.

Tal facto é consubstanciado pelo suporte ao padrão HDR10+, para alto intervalo dinâmico. Em simultâneo, temos sensores de cor que ajustam automaticamente este equilíbrio consoante as condições de luminosidade locais.

5. Câmara tripla a coroar o smartphone OPPO Find N2

smartphone OPPO Find N2
A traseira apresenta um total de três câmaras fotográficas.

Tal como o seu antecessor, o novo smartphone da OPPO conta com três câmaras fotográficas na traseira. Ademais, temos um total de duas câmaras fotográficas para selfies com 32 MP, presentes no ecrã interior e ecrã exterior, no topo, em posição central.

As câmaras empregues no novo smartphone Find N2 são as seguintes:

  • 50 MP, f/1.8, 24 mm (grande angular) com OIS, sensor IMX890
  • 32 MP, f/2.0, 47 mm (telefoto) com ampliação ótica de 2x com sensor IMX709
  • 48 MP, f/2.2, 14 mm (ultra grande angular), com sensor IMX581
  • Calibração de cor Hasselblad
  • Co-processador de imagem MariSilicon X

Também este smartphone conta com o seu processador de imagem MariSilicon X a auxiliar o processador de sinal de imagem (ISP) presente no SoC.

6. Carregamento rápido a 67 W - dos 0 aos 100% em 42 minutos

smartphone OPPO Find N2

O telefone conta também com carregamento rápido da sua bateria a 67 W. Este padrão promete até 37% de carga em 10 minutos à tomada. Para o "encher" precisamos de 42 minutos ligados ao carregador, mais rápido que o modelo anterior neste quesito.

Porém, é com manifesta pena que vemos o carregamento sem-fios a ser removido, possivelmente para manter o telefone o mais fino possível. Numa última nota, a sua bateria conta com uma capacidade de 4 520 mAh.

Aponta-se também a presença do processador Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm. Este chipset é auxiliado por 12 GB ou 16 GB memória LPDDR5 RAM. Em simultâneo, temos também 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno UFS 3.1.

Por fim, este telemóvel dobrável não deve chegar aos mercados globais. Segundo a OPPO o produto será lançado na China, muito em breve, com o Android 13 da Google e a sua própria interface, a ColorOS 13.

7. Temos também o smartphone OPPO Find N2 Flip

smartphone OPPO Find N2 Flip
O novo smartphone OPPO Find N2 Flip.

O OPPO Find N2 Flip é o primeiro smartphone dobrável com formato de concha da tecnológica chinesa. É o novo rival do Samsung Galaxy Z Flip4 e chegará à Europa. Portanto, se o preço for competitivo, este pode ser um dos telefones mais procurados de 2023.

O destaque vai para o seu formato, mais estreito, para o seu ecrã exterior de 3,2 polegadas de diagonal, painel OLED com taxa de atualização convencional de 60 Hz.

Porém, o ecrã interior, principal, já surpreende com 6,8 polegadas quando aberto, resolução Full-HD+, bem como uma alta taxa de atualização a 120 Hz. O resultado? Uma experiência de visualização premium, sustentada também no processador MediaTek.

8. Processador Dimensity 9000+ da MediaTek no Find N2 Flip

Mais concretamente, temos aqui o SoC Dimensity 9000+ da MediaTek que deverá ajudar a manter o preço mais em conta, sem prejudicar o desempenho de topo.

A sua câmara fotográfica principal é dupla, com sensores de 50 MP + 8 MP (ultra grande angular), ao passo que a câmara frontal para selfies tem 32 MP de resolução. Também aqui temos o chipset auxiliar da empresa, o MariSilicon X.

Podemos também apontara memória RAM que começa nos 8 GB e vai até aos 12 GB consoante a versão. Já o armazenamento interno começa nos 128 GB e vai até aos 256 GB.

Este smartphone tem uma bateria de 4 400 mAh, com carregamento rápido a 44 W. Ou seja, tem uma bateria substancialmente maior que o rival Samsung Galaxy Z Flip4 e consideravelmente mais rápida a carregar, vencendo-o aqui duplamente.

Por fim, este smartphone dobrável terá lançamento global, ainda que não seja conhecida a sua data de chegada à Europa e tampouco o seu preço de venda ao público é conhecido.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.