OPPO e OnePlus permanecem na Europa (pelo menos) até ao final de 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As fabricantes de smartphones Android passam atualmente por um mau período no mercado global com as vendas a contrair. Em particular, na Europa esta quebra foi particularmente severa, sobretudo para a OPPO, responsável pela OnePlus e Realme.

Sendo marcas de referência na China, o maior mercado mundial de smartphones, rivalizam com a Samsung e Apple no mercado dos dispositivos móveis, não sendo, porém, imunes às suas vicissitudes.

Ora, recentemente a sua permanência na Europa foi colocada em questão, ao que agora a marca se vem pronunciar, assegurando a sua permanência pelo menos até ao final de 2023.

Mercado de smartphones da Europa caiu 17% no último ano de 2022

OPPO Find N2 Flip

Em primeiro lugar, a possível saída da Europa será baseada nos dados da agência Counterpoint Research, apontando 2022 como o pior ano para a venda de smartphones desde 2012. Sucintamente, o mercado de smartphones contraiu 17% na Europa.

Com efeito, a tendência terá sido pior ainda no quarto e último trimestre de 2022. Período em que o volume de vendas da OPPO terá caído 39% face aos valores registados no período homólogo de 2021.

A fuga de informação foi primeiramente avançada pelo leaker Max Jambor, fonte com um sólido histórico de fiabilidade junto do mercado de smartphones e tecnologia móvel. Dito isto, não temos motivos de maior para suspeitar da sua palavra, ainda que nada substitua um comunicado oficial da marca.

Futuro da marca no nosso mercado aparenta estar assegurado

Aproveitando, porém, para recuperar o seu testemunho, Jambor afirmara que a OPPO estava de saída da Europa. Em causa estava a sua permanência em mercados-chave como a Alemanha, Reino Unido, França, Países Baixos, entre outras nações europeias.

Naturalmente, tal posição veio deixar os utilizadores em dúvida para com o futuro da marca na Europa, bem como da sua sub-marca OnePlus e, por extensão, também a Realme.

Entretanto, cumpre ser dito que o leaker em questão colocaria o seu perfil de Twitter em modo privado, pelo que alguma ação drástica terá tido lugar nos bastidores. Em simultâneo, a 4gnews também contactou os representantes da OPPO Portugal cuja resposta vem agora acalmar os ânimos.

OPPO Portugal já se pronunciou sobre a permanência na Europa

OPPO Find N2 Flip

"A OPPO e a OnePlus estão empenhadas em todos os mercados europeus existentes. Tivemos um grande início de 2023 com o lançamento bem-sucedido de vários produtos na Europa e temos uma linha de futuros produtos para o resto do ano. Como sempre, a OPPO e a OnePlus continuarão a fornecer os produtos mais inovadores e o melhor serviço aos utilizadores".

Internacionalmente, avança a publicação PhoneArena pela permanência da OPPO na Europa até ao final de 2023, não se sabendo o seu destino a partir de 2024. Assim sendo, de momento temos a confirmação da manutenção de operações no nosso mercado, pelo menos para o futuro próximo.

Por fim, podem saber mais sobre a exposição inicial no artigo próprio, com mais detalhes sobre a conjetura de mercado europeu.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.