Operadoras mantém 5G grátis em Portugal até janeiro de 2024

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A quinta geração de redes móveis, o 5G, continua a ganhar tração em Portugal à medida que as operadoras nacionais reforçam não só a infraestrutura de redes como também os serviços disponíveis. Agora, temos boas notícias para os consumidores nacionais.

Em causa está a extensão do período de gratuitidade das conetividades a tirar partido da mais recente geração de telecomunicações em regime de gratuitidade até 31 de janeiro de 2024. Ou seja, não teremos que pagar mais para usar o 5G até o fim de janeiro.

5G permanecerá grátis até 31 de janeiro de 2024

João Cadete de Matos, responsável máximo da ANACOM
João Cadete de Matos, responsável máximo da ANACOM

Certo é que o dia chegará em que o 5G será pago em Portugal, mas para já podemos continuar a usufruir das suas melhores velocidades de comunicações sem nos preocuparmos com o preço. Isto através da MEO, Vodafone Portugal, NOS, NOWO, etc.

Com efeito, desde o fim do leilão de atribuição das frequências que enquadram o 5G às operadoras nacionais que os seus subscritores têm podido usar este padrão de modo grátis. Inicialmente para experimentar as melhorias, uma benesse que tem sido alargada.

Por outro lado, pode ser dito que o 5G atual pouco mais é que um 4G LTE ligeiramente melhorado, sobretudo fora dos grandes centros urbanos. No entanto, a sua implementação e reforço da infraestrutura de redes tem efetivamente melhorado.

Gratuitidade para clientes MEO, NOS, Vodafone Portugal e NOWO

“A MEO também vai prolongar o prazo do 5G até 31 de janeiro”- terá avançado uma fonte oficial da operadora à publicação ExecutiveDigest. A data de término da gratuitidade tem sido constantemente alargada não só pela MEO, como também pelas demais operadoras como a NOS, Vodafone Portugal e NOWO.

Atentando no mercado nacional convém frisar que as operadoras MEO, NOS e Vodafone, uma vez que adquiriram pelo menos 50 MHz na faixa dos 3,6 GHz, têm obrigatoriamente que estações de base macro ou outdoor small cells. Isto sempre que lhes seja solicitado pelas seguintes entidades:

  • hospitais e centros de saúde;
  • universidades, outros estabelecimentos de ensino superior e outras entidades do sistema científico e tecnológico nacional;
  • portos e aeroportos;
  • instituições militares;
  • entidades gestoras ou promotoras de parques empresariais, de parques industriais ou de áreas de localização empresarial.

Mais velocidade e menos latência é a promessa das operadoras em Portugal

Operadoras Portugal

O padrão de redes 5G e nova tecnologia que lhe serve de base prometem, sobretudo, uma resposta imediata às necessidades de comunicação. Na prática, teremos uma resposta em milissegundos às nossas ações e pedidos à rede móvel.

Dito isto, teremos uma maior fluidez nas comunicações para jogos no telemóvel, aplicações exigentes no acesso à Internet, além de novas realidades como as cirurgias à distância mediadas pelo 5G.

Portanto, seja para ligar o smartphone, ou o drone à Internet, este é o padrão a seguir e a ter no nosso dispositivo móvel. Assim, teremos um reforço gradual das capacidades das redes 5G em Portugal.

Mais ainda, o padrão 5G afirma ser capaz de garantir acesso à Internet com qualidade mesmo nas zonas e situações mais congestionadas com vários dispositivos ligados.

Gratuitidade do serviço ajudará na implementaçaõ do 5G em Portugal

Ademais, com a rede 5G teremos mais equipamentos ligados em simultâneo, mantendo a qualidade de resposta e experiência de utilização.

Em suma, navegação por dados móveis ficará tão rápida e sem interrupções, consumindo até menos bateria ou energia. O melhor de tudo? Sendo mais sustentável.

Em suma, o padrão 5G abre caminho para uma maior agilidade e flexibilidade em tudo, em qualquer lugar, ou pelo menos esta é a promessa latente no Portal 5G.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.