OnePlus anuncia a OxygenOS 13 baseada no Android 13 e com novo design

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Além do OnePlus 10T, a marca chinesa revelou também a mais recente versão do seu software para os seus smartphones. Falamos da OxygenOS 13, a interface proprietária da marca que, em breve, chegará aos dispositivos compatíveis.

Em primeiro lugar, importa notar que esta nova versão da interface da OnePlus será baseada no Android 13. Trará consigo várias novidades e novas opções de segurança, assim como uma nova filosofia de design.

OxygenOS 13

OxygenOS 13 introduz a filosofia de design "Aquamorphic Design"

A OnePlus diz ter-se inspirado na água para conceber o design da OxygenOS 13. Ao mesma deu-lhe o nome de "Aquamorphic Design" que espelha bem o tema que serviu de inspiração à empresa para o desenvolvimento do seu mais recente software.

O Aquamorphic Design traz aos smartphones OnePlus um design mais leve e com uma experiência de visualização mais confortável e cantos arredondados para os seus ícones. Um novo aspeto com uma clara inspiração na ColorOS da OPPO.

OxygenOS 13

A OnePlus decidiu mexer ainda com o comportamento das cores apresentadas pela OxygenOS 13 durante o dia. Conforme o dia entardecer, as cores gerais do sistema serão mais escuras, algo que proporcionará um maior conforto ocular.

Always-on display recebe novas opções

Olhando para as funcionalidades introduzidas com a OxygenOS 13, a OnePlus dá destaque ao seu ecrã sempre ligado ou always-on display. Em rigor, haverá uma maior integração com o Spotify e Bitmoji.

No caso do serviço de streaming de música, será possível ver informações essenciais acerca do que estás a ouvir sem ter de desbloquear o smartphone. Além disso, terás os comandos básicos de controlo de música sempre disponíveis.

No que concerne ao launcher, a OxygenOS 13 permitirá executar aplicações guardadas dentro de pastas, mesmo sem ter de abrir as pastas. Contudo, a OnePlus não esclareceu de que modo esta novidade funcionará.

OxygenOS 13

Para quem conhece a ColorOS, o termo Sidebar Toolbox não será estranho. Na prática, trata-se de uma barra lateral no ecrã principal do smartphone onde o utilizador poderá colocar aplicações ou atalhos que usa com maior frequência.

Os mesmos estarão sempre disponíveis com um simples arrastar da direita para a esquerda onde surgir a barra lateral. Uma opção que chega agora aos smartphones da OnePlus, mas que já é bem conhecida de muitos utilizadores do universo Android.

Nota ainda para o suporte a áudio espacial, Dolby Atmos e uma transição de som mais simples entre dispositivos Bluetooth. A opção Partilhar na Proximidade será melhorada, bem como a partilha do ecrã do smartphone com dispositivos ChromeOS.

OnePlus implementa um cofre secreto para guardar informação sensível

No campo da segurança, a OnePlus introduz um cofre com o lançamento da OxygenOS 13. Uma funcionalidade a que a empresa chinesa decidiu apelidar Private Safe 2.0.

Na prática, trata-se de um local onde o utilizador poderá armazenar documentos, imagens, ficheiros de média e mais com maior segurança. É um local a que outras aplicações não conseguirão aceder, garantindo assim a privacidade dos dados lá armazenados.

Quando chega a OxygenOS 13 e a quem

A OnePlus não partilhou um calendário específico para a disponibilização da OxygenOS 13 para os seus produtos. Referiu apenas que o OnePlus 10 Pro será o primeiro a testar a nova interface, seguido do OnePlus 10T.

Quanto aos smartphones compatíveis com a OxygenOS 13, eis a lista oficial:

  • OnePlus 8
  • OnePlus 8 Pro
  • OnePlus 8T
  • OnePlus 9
  • OnePlus 9 Pro
  • OnePlus 9R
  • OnePlus 9RT
  • OnePlus 10 Pro
  • OnePlus 10R
  • OnePlus 10T
  • OnePlus Nord 2
  • OnePlus Nord 2T
  • OnePlus Nord CE
  • OnePlus Nord CE 2
  • OnePlus Nord CE 2 Lite

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.