OnePlus ACE é o novo smartphone Android com chip Dimensity 8100-MAX

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante chinesa de smartphones, a OnePlus, acaba de lançar o seu novo dispositivo móvel de gama média na China. Em causa está o telemóvel OnePlus ACE que apresenta um design peculiar e caraterísticas dignas de nota para o seu segmento de preços.

Estamos perante um smartphone construído em metal, com acabamento arrojado na traseira e dois esquemas de cor, preto e azul-claro com uma textura notória no painel traseiro. Temos também uma câmara principal tripla e aspeto geral bastante angular.

O design do smartphone afasta-se da linha OnePlus

OnePlus Ace

O design do novo smartphone Android é bastante distinto dos demais telemóveis OnePlus. Inspirado pelas linhas retas que dominam na sua traseira e pautam o seu aspeto geral, temos margens retas e aspeto bastante angular neste dispositivo móvel.

Em particular, o painel traseiro apresenta um acabamento bi-tonal com linhas vertical a atravessar toda a sua altura. O destaque vai para o módulo de câmaras fotográficas com flash LED e para o logótipo da OnePlus agora no canto inferior direito.

OnePlus ACE

A fabricante afirma ter "limado" as arestas para lhes dar um acabamento "2.5 D" com a espessura do equipamento a ser de 8,2 mm e o peso 186 gramas. Ou seja, é um smartphone relativamente fino e com um bom peso que denotará a sua solidez.

O ecrã do OnePlus ACE tem 6,7 polegadas de diagonal com display OLED de resolução Full-HD+ com alta taxa de atualização a 120 Hz. A taxa de amostragem / registo do toque é de 360 Hz que pode aumentar até aos 720 Hz durante o modo de jogo.

Este ecrã tem certificação HDR10+, 100% de cobertura do espaço de cores DCI-P3, bem como um brilho máximo de 1000 nits. O painel é perfurado no topo, ao centro, pela câmara fotográfica frontal para as selfies.

O OnePlus ACE usa o SoC Dimensity 8100-MAX da MediaTek

OnePlus ACE

O "coração" deste smartphone Android é o novo chipset Dimensity 8100-MAX da MediaTek equipado com até 12 GB d memória RAM LPDDR5 RAM. Conta ainda com até 512 GB de armazenamento interno UFS 3.1. Além disso, temos um chip gráfico dedicado, além da GPU integrada no processador MediaTek empregue neste novo telefone.

Caso não tenham percebido pela leitura do artigo até então, este é um novo telemóvel Android de baixo custo apontado para os gamers, para quem gosta de jogar no telefone. Segundo a fabricante a prioridade foi dada à manutenção de uma alta taxa de quadros (frames) durante os jogos mais intensos.

Processador gráfico dedicado, além do chip MediaTek

OnePlus ACE

Note-se ainda que o seu software usa a ColorOS 12 da OPPO, tal como todos os smartphones OnePlus lançados na China, baseada já no Android 12 da Google. Temos ainda uma bateria com 4 500 mAh de capacidade, bem como carregamento rápido até 150 W, padrão SuperVOOC.

A bateria tem uma garantia dada pela agência TÜV Rheinland que atesta a sua segurança e durabilidade, mantendo até 80% da saúde e capacidade de carga ao fim de 4 anos de utilização.

As conetividades são igualmente alargadas com suporte para 5G, dual 4G LTE, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, GPS, NFC, bem como uma porta USB do Tipo-C. Possui ainda um leitor de impressões embutido no ecrã AMOLED e câmara de vapor para arrefecimento.

OnePlus ACE

A câmara principal traseira usa o sensor Sony IMX766 de 50 MP para a câmara principal, dotada de OIS e capaz de gravar vídeo até 4K com modo noite. Temos também um sensor secundário de 8 MP (Sony IMX355) para a ótima ultra grande angular.

Por fim, temos um terceiro sensor de 2 MP para fotografia macro. Já na parte frontal encontramos a câmara de 16 MP (sensor Samsung ISOCELL S5K3P9SP) para as selfies.

OnePlus ACE

Preço e disponibilidade do OnePlus ACE

  • 8 GB + 128 GB – 2499 Yuan - ($387) - 357
  • 8 GB + 256 GB – 2699 Yuan - ($418) - 385
  • 12 GB + 256 GB – 2999 Yuan - ($465) - 428
  • 12 GB + 512 GB – 3499 Yuan - ($542) - 499

O smartphone OnePlus ACE está disponível na China com os preços acima listados. De momento, contudo, não dispomos de informações sobre a sua disponibilidade fora do mercado chinês.

Por fim, a empresa liderada por Pete Lau também vende a nova ventoinha, acessório acoplável ao smartphone, por 199 yuan, cerca de 31 dólares, ou 29 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.