PlayStation 5: jogos gratuitos podem ter uma novidade que não vai agradar a todos os utilizadores

Mónica Marques
Comentar

Segundo informações agora divulgadas, a Sony está a planear inserir anúncios nos jogos gratuitos para as consolas PS5 e PS4, o que poderá não agradar a todos os utilizadores

Com esta medida, a gigante japonesa quer ajudar as produtoras de jogos a gerar receita extra, sendo que a própria Sony pode também receber uma parte dos lucros. Mas a medida pode também ser benéfica para os jogadores e de seguida dizemos-te a razão.

Jogos gratuitos para PS5 e PS4 podem vir a integrar anúncios não intrusivos

Sony PlayStation
A Sony está a trabalhar numa solução de anúncios não intrusivos para não afetar a experiência do utilizador

Ao que tudo indica, num futuro próximo os jogos gratuitos disponíveis para a PlayStation 5 e PlayStation 4 podem vir a integrar anúncios. A medida está a ser, neste momento, equacionada pela Sony e tem como objetivo ajudar as produtoras de jogos a gerarem receita extra.

A informação chega através do Business Insider, que cita fontes próximas do projeto, e que avança também que a Sony ainda não decidiu se irá receber uma parte dessa receita extra. Para já, a empresa japonesa está a trabalhar com parceiros tecnológicos para a criação de um programa de desenvolvimento que ajude as produtoras a fazer os anúncios para os jogos gratuitos.

Ainda segundo a mesma fonte, a Sony está a trabalhar em anúncios não intrusivos e que podem ser integrados na dinâmica dos jogos, como por exemplo em outdoors digitais nos estádios, de forma a não perturbar a experiência de jogos aos utilizadores.

A ideia da Sony é vender o espaço comercial através de um mercado privado, até porque a marca está a ser bastante rigorosa na seleção das empresas que podem vir a fazer parte desta iniciativa. A fonte adiante ainda que a Sony não vai permitir que estes anúncios recolham informações pessoais dos utilizadores, como por exemplo o nome ou endereço de email.

Sony não quer afetar a experiência de jogo e quem sai a ganhar são os utilizadores

A Sony não quer (de todo) que a experiência do utilizador sofra consequências negativas e uma das soluções para a integração de anúncios nos jogos pode até ser benéfica para os utilizadores. Por exemplo, se o jogador visualizar um anúncio pode ganhar um item extra no jogo. Esta seria uma forma de compensar a disponibilidade e "paciência" do jogador, assim como iria garantir que a receita extra é gerida.

Ainda segundo o Business Insider, a Sony está a trabalhar nesta projeto há já 18 meses e espera-se que seja colocado em prática até ao final deste ano nas consolas PS5 e PS4.

Recorde-se que anteriormente foi noticiado que também a Microsoft está a equacionar colocar anúncios nos seus jogos gratuitos para a Xbox e que poderá fazê-lo já no terceiro trimestre de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.