OnePlus prepara-se para abandonar câmara pop-up. Avanço ou retrocesso?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Em 2019 vimos a proliferação de várias soluções no mercado mobile, cujo objetivo comum era abolir as muito pouco adoradas notches ou mesmo os buracos no ecrã.

Isso levou a que tivéssemos smartphones lançados com câmaras giratórias, como são exemplo o Asus ZenFone 6 ou o Samsung Galaxy A90. No entanto, as câmaras com mecanismo pop-up acabaram por se tornar mais populares, estando em dispositivos como o Xiaomi Mi 9T Pro ou o OnePlus 7 Pro e 7T Pro.

OnePlus 7 Pro
Câmara pop-up do OnePlus 7 Pro

A verdade é que, apesar de me agradar a ideia de não ter qualquer “interferência” no ecrã, inicialmente fiquei de pé atrás com o mecanismo pop-up que veria em dispositivos como os topos de gama da OnePlus.

OnePlus 7T Pro foi o smartphone do ano para os leitores e editores 4gnews

No entanto, chegados a esta altura, não me recordo de ver reportado qualquer problema com estes mecanismos. E a prova de que foi uma escolha é que acertada, é que o OnePlus 7T Pro foi eleito o smartphone do ano, tanto pelo editores 4gnews, como pelos nossos leitores.

Enquanto não temos câmaras frontais embutidas no ecrã, esta parece-me neste momento a melhor solução para abraçarmos um “ecrã total” num smartphone. Infelizmente, OnePlus parece querer dar um passo atrás, e apostar num buraco no ecrã.

OnePlus 8
Alegado design do OnePlus 8. Crédito: @OnLeaks

Este pode ser visto como um retrocesso, já que vimos um ecrã total no OnePlus 7T Pro, e no OnePlus 8/ 8 Pro é muito provável que tenhamos um buraco no ecrã para alojar a câmara frontal (assim indicam os rumores). Isso deve trazer a vantagem de a empresa apostar finalmente em certificação IP68. Resta saber se os utilizadores vão gostar da mudança de design.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.