OnePlus 9 Pro: não compres o smartphone sem ver este vídeo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O OnePlus 9 Pro foi apresentado neste mês de março, como o smartphone mais poderoso de sempre da fabricante chinesa. Mas de acordo com o iFixit tem um dos mesmos problemas de alguns dos seus concorrentes - não é propriamente fácil de reparar.

O smartphone já passou pelo habitual teste do iFixit que determina o seu nível de reparabilidade. E se estás a pensar comprá-lo, é bom que saibas que recebeu uma nota negativa - 4 em 10 pontos. Podes conferir os detalhes abaixo.

A medida que lhe é retirado o painel traseiro, lembra imediatamente o Samsung Galaxy S21 Ultra. Isto porque conta com boas proporções de adesivo, embora não seja propriamente uma tarefa árdua.

E antes de retirar a bateria, é necessário passar por alguns cabos. É por isso aconselhável que qualquer troca futura deste componente seja feita por profissionais, para que nada fique danificado.

Módulo de câmaras do OnePlus 9 Pro só pode ser removido após a bateria

Ao contrário, por exemplo, do Galaxy S21 Ultra, o OnePlus 9 Pro tem umas abas que facilitam a remoção da bateria na fase final do procedimento. E é bom ressalvar que só nessa altura é possível passar à remoção do sistema de câmaras em caso de avaria.

Outro pormenor a ter em conta é que o ecrã também requer um generoso processo de desmontagem, o que significa que não será propriamente fácil de remover se o partires. Além do adesivo, as margens laterais não facilitarão o processo.

Esta classificação de 4 em 10 pontos é negativa, embora em linha com o OnePlus 8 Pro. Recorde-se que o Galaxy S21 Ultra, um dos seus principais concorrentes, teve uma nota ainda pior (3 em 10 pontos) neste teste.

De qualquer das formas, este é apenas um medidor da dificuldade que te pode esperar numa reparação. Haverão certamente smartphones mais fáceis de reparar no mercado, mas esse não será um fator decisivo para muitos consumidores adquirirem o OnePlus 9 Pro.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.