OnePlus 8 Pro com câmara raio-X? Estes Xiaomi tiveram primeiro e podes experimentar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Nos últimos dias uma das câmaras incluídas no OnePlus 8 Pro tornou-se verdadeiramente popular. A lente fotocromática tem sido falada, por permitir visibilidade através de certos plásticos e roupas.

Este tipo de fotografias a que vulgarmente chamamos de “raio-x” são conseguidas graças às potencialidades de infravermelhos da lente. Mas já em 2018 a Xiaomi lançava o Mi 8 e o Pocophone F1 com as mesmas capacidades.

Pocophone F1
Fotografia tirada pela câmara frontal do Pocophone F1. Crédito: r/pocophones

De forma a permitir o desbloqueio facial em condições de pouca luz, as câmaras frontais do Mi 8 e do Pocophone F1 foram equipadas com esta funcionalidade. Contudo, a possibilidade de ver através de plásticos só foi descoberta graças a aplicações de terceiros.

Se tiveres um Pocophone F1 ou um Mi 8, tu mesmo podes instalar uma app disponível na Google Play Store (link no fim do artigo), que te vai permitir ter uma experiência semelhante à do OnePlus 8 Pro.

Depois de o OnePlus 8 Pro ter ficado nas bocas do mundo por esta funcionalidade, foram vários os utilizadores destes dois smartphones da Xiaomi que encheram o Reddit com fotografias que mostram as capacidades semelhantes.

Ao contrário da OnePlus, a Xiaomi colocou esta capacidade na câmara frontal, e ainda requer aplicações de terceiros. A polémica em torno da OnePlus prende-se com o facto de esta providenciar a funcionalidade nas câmaras traseiras a através da app da câmara nativa.

Isto levou a que a OnePlus tivesse de lançar um comunicado onde garantiu que iria desativar a lente fotocromática numa futura atualização. Contudo, isso só vai acontecer na China.

App de câmara infravermelhos para o Pocophone F1 e Xiaomi Mi 8

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.