OnePlus 5 - A resposta oficial às principais críticas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Com o lançamento de equipamentos como o OnePlus 3 e, posteriormente o OnePlus 3T em finais de 2016, a OnePlus recebeu vários louvores. A relação qualidade-preço dos seus equipamentos era imbatível. O seu desempenho invejável. O resultado? Uma enorme antecipação para o topo de gama de 2017, o OnePlus 5 que viria a ser lançado no passado dia 20 de junho. O resultado? Críticas por tudo e por nada. Algumas com razão de ser, outras...talvez nem tanto.

Vê ainda: Pete Lau, co-fundador da empresa já respondeu por várias vezes às principais problemáticas. Hoje voltou a fazê-lo e referiu-se a inúmeros pontos do seu novo OnePlus 5. Desde o ecrã / tela, a resistência à água e claro, à notória subida de preços deste cativantes smartphone Android.

Note-se que slogans como "Flaghship Killer" ou "Never Settle" elevam bastante a expectativa do público e quando o smartphone não cumpre todas essas expectativas, algumas exageradas por todo o hype, é normal que surja algum criticismo. Contudo, quando uma marca que se quer afirmar junto das maiores construtoras é apanhada a adulterar os resultados dos benchmarks ou se atrasa a atualizar alguns dos antigos topos de gama, todas as baterias lhe são apontadas.

Resistência à água

Esta característica já é muito comum na maior dos topos de gama Android e não só. Desde que o Sony Xperia Z popularizou este conceito em janeiro de 2013 que várias outras construtoras tem reforçado a robustez dos seus equipamentos. Em 2017 é perfeitamente normal que tanto os consumidores como os media dedicados tenham estranhado a falta desta resistência à água (certificação IP67 - 68) no OnePlus 5.

Posto isto, em declarações ao iPhone 7.

A questão dos Benchmarks

Comentando as recentes problemáticas dos benchmarks alterados, Pete Lau explicou que era de crucial importância que um smartphone tivesse uma ótima e eficaz dissipação de calor para que conseguisse manter um bom desempenho do seu processador. "Caso exista aquecimento significativo o desempenho do processador não vai atingir o seu máximo potencial. Nós apenas tentamos desbloquear todo o poder do CPU. Nós nem sabemos como fazer overclock".

Pessoalmente não fico convencido com estas explicações. Especialmente com a parte de não saberem fazer overclok, claro...De qualquer forma não é o resultado ou números do benchmarks que preocupam o consumidor mas sim a transparência da marca, ou falta dela. Este assunto foi abordado mais a fundo, aqui.

Inspirações no iPhone?

Relativamente às semelhanças com o iPhone 7 Pete Lau adotou uma postura mais firme ao dizer que "Desde o OnePlus One que ouvimos esse tipo de comentários". "O tempo acaba por provar tudo. O OnePlus One tornou-se um clássico".

É verdade que é cada vez mais difícil conceber smartphones que sejam completamente distintos dos demais, até porque todos eles partilham imensos componentes e vetores de design como a obrigatoriedade de um ecrã retangular e câmara na traseira. Contudo é inegável que o OnePlus 5 sorveu alguma inspiração do iPhone. O resultado? Um smartphone Android extremamente elegante, ainda que possa ser pouco original.

Falta um ecrã Quad-HD no OnePlus 5?

Alguns fãs e consumidores queixara-se da falta de um ecrã 2K Quad-HD (2650x1440p). No OnePlus 5 temos uma tela de 5.5 polegadas AMOLED com resolução Full-HD (1920x1080p). Em declarações ao "The Indian Express" Pete Lau descartou o impacto dos ecrãs Quad-HD num smartphone de 5.5 polegadas. Aquilo que porventura ganharíamos em definição não justifica o acréscimo no consumo energético. "Nós não brincamos com as especificações, nós apenas queremos dar aos consumidores a melhor experiência possível".

Já por várias vezes discutimos a importância e diferença entre um ecrã Full-HD e Quad-HD. Especialmente se os segurares à distância normal com que usamos um smartphone será difícil reparar nas diferenças. Contudo, especialmente para o consumo de conteúdos VR (Realidade Virtual), a diferença será notória. Pessoalmente prefiro uma melhor autonomia a mais alguns pixéis no ecrã.

O Preço - €499 ou €549 pelo OnePlus 5

Relativamente ao notório aumento de preços do OnePlus 5, Pete Lau afirmou que o custo dos componentes tem aumentado em toda a indústria. Frisou ainda que estavam a utilizar 8GB de memória RAM - mais do que praticamente todos os topos de gama de 2017. Salientou ainda que até o preço da caixa do novo smartphone aumentou.

Neste ponto não existe contestação possível. O OnePlus 5 está mais caro, sim. Contudo, o preço dos componentes de hardware tem aumentado e era previsível o aumento de preços que se acabou por verificar. Mesmo assim continua a ser bem mais barato do que os seus principais rivais.

Estas foram as respostas de Pete Lau, co-fundador da OnePlus às recentes críticas que o novo OnePlus 5 tem enfrentado. O que achas das suas respostas?

Outros assuntos relevantes:

Apple iPhone 8 – Em branco e bem brilhante, porque não?

Já chegou o “novo” Samsung Galaxy Note Fan Edition!

Será proibido ter uma opinião tecnológica em 2017?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.