OnePlus 5 - 5 razões para não comprar este Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

O OnePlus 5 é um dos smartphones mais populares do momento e com boas razões para tal. Olhando para o seu hardware temos aqui um conjunto que faz jus ao seu cognome "flagship killer". Este é o novo topo de gama da marca chinesa fundada em finais de 2013. É o smartphone mais apetecível que encontrarás online, a par do OnePlus5 – 5 razões para comprar este Smartphone

Como qualquer verdadeiro topo de gama o OnePlus 5 não está isento de controvérsia. Muito se esperava deste smartphone antes do seu anuncio. Agora que já está entre nós, muito se tem "chorado" pela sua falta de originalidade no design. Pela cópia algo descarada do Apple iPhone 7 Plus e não só. Verdade seja dita, o seu aspecto é deveras familiar mas sobre este ponto nem me vou alongar. O que para mim pode parecer cópia, para ti pode parecer um design elegante. Original ou não é sem dúvida um smartphone bem atraente. Está disponível em Cinza Escuro (Slate Grey) e Preto (MidNight Black).

5 Porquês do OnePlus 5

1º- O dito e o não dito.

Segundo consta, alguns utilizadores estão a relatar vários problemas com o ecrã ou tela do seu smartphone. Descrito como "efeito gelatina", estará a ser causado pela colocação invertida o ecrã ou tela no equipamento. Isto é, a parte de cima do ecrã estará perto do botão central "Home" do OnePlus 5.

Entretanto outros utilizadores replicaram este efeito ao inverter o ecrã dos seus smartphones 180º (para além do OnePlus 5). Para contrariar esta maleita os engenheiros da OnePlus terão que convencer o smartphone de que o ecrã / tela está montado da forma que seria de esperar (e não de pernas para o ar). Este problema foi detetado ao fazer scroll de baixo para cima no ecrã, ao deslizares o dedo de baixo para cima.

O problema poderá ser resolvido com uma simples atualização de software (pelo menos assim espero). Contudo, é reprovável a atitude da OnePlus em menosprezar o problema. Através do seu Twitter (fonte), a marca categorizou este incidente como sendo perfeitamente normal. Poucos dias depois veio a público dizer que já tinha colocado os seus engenheiros a trabalhar numa solução. Mas afinal em que ficamos? É normal o ecrã "tremer"? Pois, também não me pareceu. Pelo lado positivo este problema não parece estar a afetar a maioria dos consumidores.

2º- O "Des-dito"

Este porquê já vem de trás. Semanas antes de ser anunciado oficialmente no dia 20 de junho, a OnePlus revelou que estava a trabalhar em parceria com os peritos da DxO para fazer do OnePlus 5 uma proeza na fotografia com smartphone. Aqui a culpa também é nossa. Sim, é tua, é minha e nossa. Nós que nos deixamos contagiar com o imenso "hype" em torno desta marca e do seu novo produto. Aclamado quase como um salvador da pátria imortal afinal de contas é tão "humano" e comum como os demais.

A falta de OIS também se faz sentir...

Passemos ao que interessa. A câmara. A promessa que ficou por cumprir. Com dois sensores fotográficos na sua traseira de 16MP e de 20MP e na sua apresentação prometia um zoom ótico de 2x, uma ampliação física da imagem até duas vezes.

Dobrando a capacidade de ampliação do admirável iPhone 7 Plus. Só que não. Afinal não são bem 2x (mas arredondado até que são 2x). Enfim, poderás rever a apresentação no canal oficial da OnePlus, corroborando que escrevi acima. Afinal...1.6 não é igual a 2, muito menos em fotografia.

Mais ainda, a falta de estabilização ótica da imagem (OIS) também se faz sentir. Principalmente ao gravar vídeo, sobretudo na resolução máxima de 4K Ultra-HD. A marca já prometeu minimizar esta lacuna com uma atualização de software. Contudo, a estabilização eletrónica raramente chega sequer aos calcanhares de uma estabilização física dos sensores da câmara. Já fora do quesito da câmara mas igualmente importante (pelo menos a meu ver), esperemos que este OnePlus 5 não seja substituído a meio do ano como sucedeu ao OnePlus 3

As imperfeições do OnePlus 5

3º- A mentira nos Benchmarks, mais uma vez...

Gostas de comparar os números dos Benchmarks e outros indicadores virtuais do desempenho/performance dos teus Android’s favoritos? Bom, talvez seja boa ideia pensar duas vezes agora que a OnePlus foi apanhada a adulterar os resultados destes testes. Mais uma vez...Já em fevereiro deste ano passamos por uma situação destas com o OnePlus 3T e seria de esperar que a marca se tivesse redimido.

OnePlus e Benchmarks - um historial de meias verdades

Em si isto não é um defeito do produto (para o consumidor não terá importância), mas infelizmente parece ser uma característica da marca. Já para quem gostar de comparar as pontuações dos smartphones e escolher o seu próximo dispositivo com base nestes números sentir-se-á enganado pela OnePlus. Saberás que o GFXBench. Todos eles indicadores respeitáveis do poder de cada equipamento.

Como é que o OnePlus 5 distorcia os resultados nos Benchmarks? De uma forma simples, assim que o smartphone reconhecia que uma aplicação de testes e Benchmarks estava a ser executada, graças a um algoritmo secreto obrigava o processador a funcionar no limite das suas capacidades.

A farsa foi detetada nestas aplicações:

  • AnTuTu (com.antutu.benchmark.full)
  • Androbench (com.andromeda.androbench2)
  • Geekbench 4 (com.primatelabs.geekbench)
  • GFXBench (com.glbenchmark.glbenchmark27)
  • Quadrant (com.aurorasoftworks.quadrant.ui.standard)
  • Nenamark 2 (se.nena.nenamark2)
  • Vellamo (com.quicinc.vellamo)

É certo que o OnePlus 5 teria ótimos resultados nestas plataformas. Afinal de contas o seu hardware é deveras impressionante. Contudo, para quê esta atitude que só lesa a marca aos olhos dos consumidores? A relação de confiança entre a marca e o consumidor é algo que leva anos a construir e numa questão de segundos pode ruir.

4º- O preço já não é o que era...

Se por um lado é normal que com o passar dos anos a marca foi utilizado componentes de melhor qualidade nos seus equipamentos, por outro lado não há maneira de refutar este facto, o seu preço tem aumentado. Passamos de um OnePlus 3 e OnePlus 3T que foram lançados por cerca de $399 dólares e $439 dólares para o OnePlus 5 que, na sua versão mais barata, custa $479 dólares.

Já não é "barato" comprar um smartphone OnePlus

Contudo, para o mercado europeu este valor começa nos €499 euros, ascendendo aos €549 euros na versão de 8GB de RAM e 128GB de armazenamento (MidNight Black). Podemos ainda dar o exemplo do OnePlus 2 que quando chegou ao mercado custava $329 dólares.

Vê ainda: Honor 9 que foi concebido para contra-atacar directamente estas duas marcas. Em suma, já não é barato comprar um smartphone OnePlus. Contudo, face aos topos de gama como iPhone 7 e Galaxy S8 continuará a compensar comprar um OnePlus 5.

5º- Comprar Online ainda asusta

Um dos truques ou estratégias da OnePlus para conseguir vender o seu smartphone OnePlus 5 a bom preço é o facto de não terem custos com superfícies (pontos de venda) físicos. Todo o comércio é feito online (exceptuando-se algumas operadoras anglófonas) que vendem o OnePlus 5.

Para teres uma destas beldades em tua posse terás que fazer uma compra online. Familiariza-te com o conceito do OnePlus 5 – 5 razões para comprar este Smartphone

"E se o OnePlus avaria? Tem garantia?"

Segue-se a habitual preocupação com a garantia e assistência. E se o OnePlus avaria, o que faço com o meu smartphone? É sobretudo neste ponto onde as marca que preferencial ou exclusivamente optam pelo comércio online perdem sempre aos olhos dos consumidores. Ainda que a OnePlus já disponibilize linhas de assistência em vários idiomas, ainda que enviem um estafeta recolher o teu smartphone sem custos para ti, ainda que todos estas medidas estejam a ser implementadas de uma forma louvável, será muito difícil apaziguar o consumidor comum.

Ao comprares um smartphone OnePlus ou qualquer outra marca que opte pelo comércio online mentaliza-te de antemão que terás que correr certos riscos, gastar algumas horas a pesquisar e tratar dos teus cartões multibanco, a estudar o site da marca, etc. Apesar de neste quesito depositar a minha confiança na OnePlus não deixa de ser assustador para alguns consumidores o facto de não saberem o que fazer caso o smartphone apresente algum defeito ou avaria.

E o design? Bom, esse não esconde as semelhanças com o iPhone 7 e iPhone 7 Plus da Apple. Semelhanças que não serão um mero acaso mas ainda assim, o quesito do design acaba por ser secundário ao não afetar a performance do dispositivo. Ainda assim, originalidade procura-se.

Estas foram apenas 5 das razões que poderão afastar o consumidor do OnePlus 5. Contudo, existem pelo menos outras 5 razões pelas quais deverás escolher este smartphone. Isso agora, fica para outro artigo!

Outros assuntos relevantes:

Eis o Surface Mini que não chegou a ser lançado pela Microsoft

Sharp lançará dois novos terminais com ecrãs sem extremidades

Pokemon Go – Os números surpreendentes do jogo de Verão

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.