"One to rule them all"- Sucesso do iPhone 6 e declínio do Android

Rui Bacelar

appleUma pesquisa da Kantar Worldpanel da comTech mostra um pico enorme da quota de mercado da Apple.

Estes resultados apresentados pela Kantar Worldpanel da comTech mostram o enorme aumento das vendas da Apple no período que se seguiu após o lançamento do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus.

Estes números representam as estimativas da Kantar para os 3 meses que se sequem a Outubro e mostram uma forte subida na popularidade da Apple nos principais mercados europeus (Alemanha,França, Espanha, Itália e Reino Unido), escusado será dizer que o mercado português é pequeno.

Nestes mercados e em comparação com o período homólogo de 2013, a popularidade da Apple cresceu entre 5.9% atingindo os 20.7% de poder de mercado. Comparativamente a plataforma Android perdeu 2.6% da sua quota, baixando para 69% a sua representação no mercado de smartphones. Além disso a plataforma Windows Phone viu a sua quota diminuir em 1.3% para uns meros 8.7%.

apple

Um crescimento bem notório, isso é impossível negar, especialmente se tivermos em consideração o facto da Apple fazer apenas um grande lançamento de smartphones por ano e por volta desse período a corrida às Apple Stores atingir proporções bíblicas.

Este grande empurrão nas quotas de mercado deve-se apenas à necessidade de um ecrã maior nos iPhone's, certo? Não, nada disso! Ao comparar com o períodoapple homólogo o salto deste ano é muito maior, por exemplo no Reino Unido o market share da Apple passou de 27,5 para 28,5% nos meses que se seguiram ao lançamento do iPhone 5S enquanto que este ano o aumento foi de 27,1% para 39,5%! Números muito mais significativos.

Convém, apesar de tudo, dizer que as diferenças entre o iPhone 5 e o iPhone 5S eram ténues, ao passo que este iPhone 6 e iPhone 6 Plus vieram trazer nova vida e uma aparente sensação de inovação à companhia de Cupertino. Esta nova geração de iPhone's por muitos problemas que apresente está a seduzir os mercados mundiais.

Ainda que a Apple esprema ao máximo a sua máquina e poder de marketing o iPhone 6 e iPhone 6 Plus vieram para ficar e herdar o título de equipamento premium e portador de status social. Adivinha-se também um aumento agora com a época natalícia e estímulo ao consumo.

Se quiserem comparar os dados de vários mercados podem usar a ferramenta, abaixo postada, para navegar pelos principais países e analisar o peso de cada marca consoante o período selecionado.

E tu, já tens um iPhone 6 ou iPhone 6 Plus? De que estás à espera para te juntar ao lado vencedor?

https://www.kantarworldpanel.com/global/smartphone-os-market-share/intro

Talvez queiras ver:

Queremos saber a tua opinião sobre este assunto por isso fica livre de comentar abaixo. Clica aqui para saberes como ajudar a 4GNews!

Nós e os nossos meios de comunicação!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.