O segredo do Cristiano Ronaldo para ter 1 milhão de subscritores no YouTube em apenas 90 minutos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Cristiano Ronaldo – que dispensa apresentações – lançou o seu canal de YouTube em julho. Em apenas 90 minutos, o conhecido futebolista português conseguiu a incrível marca de 1 milhão de subscritores. Mas este feito não se deve apenas à popularidade global do jogador.

Por detrás do canal de YouTube há toda uma equipa a trabalhar numa estratégia muito bem delineada. Neste artigo desvendamos o segredo de tanto sucesso.

Quem esteve envolvido na criação deste canal de YouTube?

Canal YouTube de Cristiano Ronaldo
Crédito@URCristiano

A principal responsável pelos conteúdos e estratégia comercial do canal de YouTube de Cristiano Ronaldo é a empresa criativa Dentsu Creative Iberia. Esta empresa define todos os planos para os conteúdos a serem publicados, além de aplicar estratégias para que também seja lucrativo.

A realização dos vídeos, no entanto, está a cargo de outra equipa de produção sediada em Riade, Arábia Saudita, que trabalha em conjunto com a empresa de media do próprio jogador, a CR7.

Mas o próprio YouTube esteve também envolvido na criação do canal do jogador que trabalhou diretamente com a Dentsu Creative Iberia no sentido de desenvolver o melhor produto para conhecida plataforma.

O resultado? Em 90 minutos este canal conseguiu 1 milhão de subscritores e à altura de escrita deste artigo conta já com 66,1 milhões de subscritores.

Oito meses de produção antes de ficar online

Antes do canal UR Cristiano estrear na plataforma em julho, foram necessários oito longos meses de produção. A empresa Dentsu Creative Iberia constituiu uma equipa de 16 pessoas, assim como cinco profissionais de produção em Riade, da empresa britânica Whisper.

Nesses oito meses foram desenvolvidos conteúdos, mas mais importante foi definida a estratégia a aplicar. Foi também nessa altura que o YouTube se terá envolvido, mas apenas para fazer algumas recomendações como por exemplo, qual a melhor duração para os vídeos e a frequência com que a equipa devia fazer uploads.

Pelo que conseguimos ver agora, o canal disponibiliza três a quatro vídeos por semana com uma duração que varia entre os 10 e 45 minutos.

Todos continuam bastante confiantes neste projeto e a Dentsu Crearive Iberia já assumiu qye “para mostrar Ronaldo como nunca o vimos antes, precisamos de tempo”. Nesse sentido e a avaliar pelo sucesso que está a ter, o canal UR Cristiano vai manter-se no top de mais vistos do YouTube por muito tempo.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt