O que o Wi-Fi 7 traz ao Samsung Galaxy S24 Ultra?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Esta semana, a Samsung apresentou a sua nova série Galaxy S24 de smartphones de topo. Todas as atenções concentraram-se nas funcionalidades IA dos modelos, mas o topo de gama Galaxy S24 Ultra tem outro argumento muito bem-vindo.

Dos três novos smartphones, apenas o modelo mais avançado está equipado com um novo padrão de comunicação sem fios: Wi-Fi 7. E a grande vantagem deste novo padrão é a velocidade que fornece e a latência mais reduzida que fornece. Neste artigo, explicamos todos os pormenores.

Wi-Fi 7 é cinco vezes mais rápido que o Wi-Fi 6

imagem alusiva ao padrão de comunicações sem fios Wi-Fi
O Wi-Fi 7 tem também uma latência mais reduzida que o padrão anterior Crédito@StockSnap/ Pixabay

Paralelamente à apresentação do novo smartphone Samsung Galaxy, a organização Wi-Fi Alliance revelou os “números” do novo padrão de comunicação sem fios Wi-Fi 7. De acordo com esta entidade, este padrão suporta uma velocidade de transferência de até 46 Gbps, o que faz com que seja cinco vezes mais rápido que o atual padrão Wi-Fi 6E.

Por outro lado, o Wi-Fi 7 duplica o tamanho do canal do acesso à banda GHz, o que significa que consegue suportar mais tráfego e também registar menos interferência. Por outras palavras, na prática vai permitir que mais dados sejam transmitidos ao mesmo tempo.

Voltando à nova série de smartphones da Samsung, o Galaxy S24 Ultra vai conseguir oferecer aos seus utilizadores velocidades de transferência mais rápidas e com muito menos latência e interferência.

Os seus “irmãos” Galaxy S24 e S24+, equipados ainda com o padrão Wi-Fi 6E, estão num nível mais “modesto”.

Apple também pode ter esta novidade no iPhone 16

De acordo com os rumores divulgados até ao momento, a Apple vai seguir os passos da Samsung e incluir o padrão Wi-Fi 7 apenas nos seus modelos mais avançados. A confirmar-se a informação, tanto o iPhone 16 Pro e 16 Pro Max podem vir a oferecer as mesmas velocidades de transferência do Galaxy S24 Ultra.

Ao contrário do que diziam as previsões, a Samsung conseguiu antecipar-se à Apple e incluir este recurso num smartphone seu antes de a rival o fazer.

Mas a empresa de Tim Cook pode vir a beneficiar mais com este padrão de comunicações sem fios. Tudo porque as velocidades de transferência e a latência mais reduzida são pontos perfeitos para dispositivos de realidade mista como o novo Vision Pro.

Os editores 4gnews recomendam

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt