Esta semana, a Samsung apresentou a sua nova série Galaxy S24 de smartphones de topo. Todas as atenções concentraram-se nas funcionalidades IA dos modelos, mas o topo de gama Galaxy S24 Ultra tem outro argumento muito bem-vindo.
Dos três novos smartphones, apenas o modelo mais avançado está equipado com um novo padrão de comunicação sem fios: Wi-Fi 7. E a grande vantagem deste novo padrão é a velocidade que fornece e a latência mais reduzida que fornece. Neste artigo, explicamos todos os pormenores.
Wi-Fi 7 é cinco vezes mais rápido que o Wi-Fi 6
Paralelamente à apresentação do novo smartphone Samsung Galaxy, a organização Wi-Fi Alliance revelou os “números” do novo padrão de comunicação sem fios Wi-Fi 7. De acordo com esta entidade, este padrão suporta uma velocidade de transferência de até 46 Gbps, o que faz com que seja cinco vezes mais rápido que o atual padrão Wi-Fi 6E.
Por outro lado, o Wi-Fi 7 duplica o tamanho do canal do acesso à banda GHz, o que significa que consegue suportar mais tráfego e também registar menos interferência. Por outras palavras, na prática vai permitir que mais dados sejam transmitidos ao mesmo tempo.
Voltando à nova série de smartphones da Samsung, o Galaxy S24 Ultra vai conseguir oferecer aos seus utilizadores velocidades de transferência mais rápidas e com muito menos latência e interferência.
Os seus “irmãos” Galaxy S24 e S24+, equipados ainda com o padrão Wi-Fi 6E, estão num nível mais “modesto”.
Apple também pode ter esta novidade no iPhone 16
De acordo com os rumores divulgados até ao momento, a Apple vai seguir os passos da Samsung e incluir o padrão Wi-Fi 7 apenas nos seus modelos mais avançados. A confirmar-se a informação, tanto o iPhone 16 Pro e 16 Pro Max podem vir a oferecer as mesmas velocidades de transferência do Galaxy S24 Ultra.
Ao contrário do que diziam as previsões, a Samsung conseguiu antecipar-se à Apple e incluir este recurso num smartphone seu antes de a rival o fazer.
Mas a empresa de Tim Cook pode vir a beneficiar mais com este padrão de comunicações sem fios. Tudo porque as velocidades de transferência e a latência mais reduzida são pontos perfeitos para dispositivos de realidade mista como o novo Vision Pro.
Os editores 4gnews recomendam