O que fazer com o telemóvel antigo?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Quando chega a hora de trocar de telemóvel, smartphone, celular ou o que lhe preferir chamar surge sempre uma questão. O que vou fazer ao meu equipamento antigo? Vender, trocar, dar ou simplesmente meter na gaveta ?

É sempre bom fazer um upgrade, receber um equipamento novo e passar dias a fio a explorar todas as novidades. Folhear mil vezes os seus menus e tratá-lo como se fosse uma peça de porcelana para não riscar e muito menos sujar!

Eu sei o que isso é...Mas, e agora que faço ao telemóvel antigo? É fantástico abrir a caixa do novo smartphone mas por vezes esquecemo-nos do valor que o nosso equipamento ainda tem e que lhe pode aliviar o peso da compra do novo.

Bom, podes simplesmente arrumá-lo na gaveta para recordação e não pensar mais nele, acho que tenho 1 ou 2 telemóveis por aqui esquecidos. Ou então, podes dar-lhe uma nova vida!

Ofereçe-o a um amigo(a) ou familiar que precise do equipamento e lhe dê novo uso ou que simplesmente precise de um telemóvel secundário (backup phone).

Dê o seu equipamento antigo à troca pelo novo. Ainda são poucas as lojas que o permitem fazer em Portugal, mas a CEX é uma delas! Esta loja irreverente dá te a possibilidade de comprares equipamentos novos, vender os teus usados, dar o antigo à troca de um novo, entre outras opções. Isto para smartphones e muito mais. Com lojas físicas em Braga e Porto.

Ponha à venda nos sites de classificados. OLX, CustoJusto, Coisas.pt, Negócios na hora, em Portugal, ou então o Bom Negócio e o Mercado Livre para o Brasil. Não faltam sítios para conseguires recuperar uns bons euros com o teu telemóvel antigo. Sem esquecer o Ebay que te dá uma boa protecção do cliente.

Deixo-te umas dicas: Limpa muito bem o artigo, dá lhe um aspecto renovado e cuidado. Não o mandes com dedadas ou sujeira, dá mau aspecto e pode afastar potenciais compradores.

Guarda sempre as caixas dos equipamentos, depois vendem-se3310 S3 muito melhor. Anúncios com fotos, acessórios, caixa, etc, são sempre mais apelativos. Cuidado com a escrita (isto aplica-se transversalmente na vida), aquilo que escreves e publicas, diz muito sobre ti.

Por último, antes de por o equipamento de lado, independentemente do destino que lhe dês, aconselho a que faças um back-up de todos os dados e informações relevantes, usa um ou dois serviços de cloud. Certifica-te que não perdes nada importante.

Além disso, especialmente quando vendes o artigo, trata de apagar tudo o que tenhas nele e não apenas mandar para a "reciclagem". Faz lhe um reset de fábrica! Nunca se sabe o que o próximo dono fará com ele e poucas pessoas gostam de ver os seus dados pessoais na praça pública/internet.

Apple iPhone 6/Plus, Samsung Galaxy Note 4, Galaxy S5, Alpha, HTC One M8, Sony Xperia Z3, Moto X 2014, LG G3, independentemente de qual venha a ser o teu próximo smartphone, não te esqueças do teu antigo equipamento!

Deixa o teu comentário abaixo, um Like na página do Facebook e Subscreva o canal no Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1 fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.