Numa entrevista recente ao Insider, Errol Musk, o pai de Elon Musk, revelou que recusou a oferta que o seu bilionário filho fez em janeiro de 2022 de enviar um carro Tesla como presente para ele, na África do Sul.
A decisão de não aceitar o presente foi motivada, em parte, pelo elevado custo de transporte e pelas taxas de importação. Somando-se ao custo do próprio carro, os valores chegavam a cerca de 3,5 milhões de rands, o que equivale a pouco mais de 171 mil euros.
"Olha, simplesmente não compensa"
Ao mencionar os elevados custos de transporte de um Tesla até à África do Sul, Errol Musk destacou que Elon estava disposto a pagar por tudo. No entanto, o patriarca da família Musk tinha outra razão para não aceitar o presente.
"Não existem instalações de serviço aqui. A Tesla ainda não tem representação. Não há postos de carregamento. Eu disse: "Por favor, não queremos fazer isto". Eu disse: "Olha, simplesmente não compensa'", relatou Errol.
O pai de Elon Musk não especificou qual modelo o filho pretendia enviar para a África do Sul. Alguns dos carros mais caros da Tesla na época, como o Model S Plaid, custavam mais de US$ 100.000.
Os cerca de 171 mil euros que Elon Musk precisaria desembolsar para enviar o automóvel representavam aproximadamente 0,00006% do seu património líquido de 278 mil milhões de dólares na altura.
Cliente da Rolls-Royce há bastante tempo, Errol diz que conduziria um Tesla se estivesse nos EUA
Atualmente, Elon Musk possui um Rolls-Royce, um carro desportivo e um avião Ryan Navion construído em 1947. E a sua preferência pela marca de automóveis é algo que já perdura há muito tempo.
"Sempre tive Rolls-Royces, desde que Elon e Kimbal eram bebés. Prefiro conduzir um Rolls-Royce. É muito bom, quer dizer, não é melhor do que um Tesla, mas é melhor para mim de qualquer forma", explicou, a mencionar mais uma vez a falta de postos de serviço para manter um Tesla na África do Sul.
A Tesla vende os seus carros elétricos na Europa e na China, mas ainda não chegaram oficialmente à África do Sul. De acordo com Winstone Jordaan, diretor executivo da GridCars, uma empresa sul-africana de estações de carregamento de veículos elétricos, existem cerca de 1.500 VE (Veículos Elétricos) e 300 estações de carregamento em todo o país.
A diferença é significativa quando comparada com os números dos Estados Unidos, onde atualmente existem 1,7 milhões de VE em utilização, de acordo com a Experian, e mais de 130.000 estações de carregamento públicas, de acordo com os dados de março da Casa Branca.
"Se eu vivesse nos EUA, com certeza conduziria um Tesla. Você vai para Austin e, sempre que olha ao redor, há uma estação de carregamento Tesla", disse Errol, a destacar também que já fez vários testes drives em modelos da Tesla, como o Tesla Roadster.
Atualmente, a Tesla possui a maior rede de carregadores rápidos rodoviários da América do Norte, com mais de 20.000 Superchargers.
Errol e Elon tiveram um relacionamento complicado
Embora a recusa de Errol ao presente de seu filho no início de 2022 possa ter motivos compreensíveis, a recente biografia de Elon, escrita por Walter Isaacson, também revelou que a relação entre pai e filho já enfrentou momentos difíceis no passado.
No livro, Isaacson revelou que Elon e seu irmão Kimbal chegaram a cortar o contacto com Errol, mas o pai negou essa história. Durante a entrevista com o Insider, Errol acrescentou que, algumas horas antes, estava em comunicação com o escritório de Elon Musk sobre o financiamento para que ele viajasse à Flórida em novembro.
"Tenho com meus filhos o mesmo tipo de relacionamento que meu pai tinha comigo. Em outras palavras, somos homens, não saímos juntos. Eles são meus filhos. Eu sou o pai deles. Não sou amigo deles", afirmou Errol Musk.
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