O novo processador da Huawei, Kirin 930

Gonçalo Mendonça
Gonçalo Mendonça
Tempo de leitura: 1 min.

A HiSilicon é uma fabricante de semicondutores, detida pela empresa chinesa Huawei, e é a produtora do Kirin, processador usado nos smartphones da Huawei desde 2009.

Hoje, saíram novas informações sobre o novo Kirin, o 930. Muito se especulou sobre este novo processador queo suposto novo Nexus fabricado pela a Huawei, que tanto se tem vindo a falar nas ultimas semanas.

A principio, falou-se que este processador ia ser um octa-core constituído por quatro chips ARM Cortex A53 e quatro chips ARM Cortex A57. Contudo novas imagens e informações revelam que o novo processador Kirin 930 vai ser composto, apenas por oito chips ARM Cortex A53. À partida parece uma desilusão, pois o A57 é bem mais potente que o A53. Mas engane-se, a Huawei "tonificou" o chip A53 de maneira a que este conseguisse aumentar a velocidade do chip em cerca de 0.7Ghz, conseguindo atingir agora velocidades até 2Ghz o que o torna quase tão rápido como o A57, mas muito mais eficiente a nível energético. Isto porque segundo a própria Huawei, apesar do A57 ser 56% mais rápido do que o A53 este usa cerca de 256% mais energia do que o A53, o que resulta num maior aquecimento e maiores gastos de bateria.

Concluindo, o novo Kirin 930 vai ser um octa-core de 64 bits constituído por quatro chips ARM Cortex A53 normais e quatro chips ARM Cortex A53e (A53 mais rápido, velocidades até 2.0Ghz).

Parece ser uma boa noticia para os fãs da Huawei. Processador com a mesma velocidade, mas com menos gastos na bateria. Quanto a mim estou um pouco céptico quanto aos valores reclamadas pela Huawei. Só quando sair é que vou poder ter uma opinião mais definida sobre este Kirin 930.

Não te esqueças de ver o nosso diário de hoje:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=liVzFsCO4Ow&w=560&h=315]

Talvez queiras ver:

  • Possível Huawei P8 Lite surge na agência de certificação TENAA
  • Esquema do futuro Huawei P8 cai em leak, fingerprint scanner?
  • Huawei começa a enviar convites para dia 15 de Abril, Huawei P8 a caminho
  • Huawei quer que a Google liberte o Android Wear
  • Huawei Honor 6 Plus a 24 de Março na India por valores a rondar os 250€ #Chinaaopoder