nexus 5

Os novos Nexus são provavelmente os dispositivos mais esperados deste ano, juntamente com o Note 5 e iPhone 6S, e digo exatamente “os novos”, no plural, porque este ano, ao contrário do que tem acontecido em anos passados, vamos ter dois novos Nexus. Em 2015 espera-nos uma nova versão do Nexus 5 da LG e um phablet Nexus da Huawei, do qual ainda não se sabe ao certo o nome.

O Nexus que vai ser fabricado pela Huawei é o mais intrigante, neste momento, devido a várias leaks, sabemos que vai ter um ecrã QuadHD de 5.7″, um sensor de impressões digitais, vai ser construído completamente em metal, será assim o primeiro dispositivo Nexus a receber este tratamento premium e mais impressionante vai ser um dos primeiros dispositivos a estar equipado com o poderoso Snapdragon 820 que promete uma performance nunca antes vistas num dispositivo móvel.

   

 

Huawei-and-Google-rumored-to-be-working-on-new-Nexus-smartphone-Chinese-Android-app-store.jpgO facto deste novo phablet Nexus ser fabricado pelo quarto maior fabricante de smartphones do mundo, a Huawei, é muito interessante pois a Huawei vai ser assim o primeiro fabricante baseado na China a fabricar um dispositivo Nexus, o que para mim é considerado ser um grande privilégio mas a Huawei está numa situação algo complicada porque o último phablet Nexus, o Nexus 6 fabricado no ano passado pela Motorola, não foi muito bem recebido pelo público em geral pois apesar das excelentes especificações e performance inigualável era demasiado caro para um Nexus algo a que o público na estava habituado. Assim, está a ser exercida muita pressão sobre a Huawei, não só pela Google mas também pelo público, para que esta desenvolva um Nexus no mínimo espetacular.

Agora suspeitamos que este Nexus fabricado pela Huawei venha equipado com um ecrã, à mesma de QHD e de 5.7″, mas AMOLED vindo diretamente da Samsung Display, que é a divisão da Samsung encarregue do fabrico de ecrãs. E suspeitamos isto devido exatamente a um relato vindo da própria Samsung Display que afirma querer aumentar os seus horizontes para além de dispositivos Samsung. Neste momento, a Samsung Display fornece ecrãs também à Oppo e à Vivo, mas estes dois fabricantes nem se comparam com a Huawei que, como já disse, é considerado o quarto maior fabricante de smartphones do mundo e para além disso a sua influência estende-se muito para além da China, ao contrário dos fabricantes Oppo e Vivo, vendendo milhões de smartphones nos mercados europeu e americano. nexus-huawei

Fornecer ecrãs à Huawei é então uma grande oportunidade para a Samsung Display e nada melhor do que começar logo a equipar o tal Nexus, que vai ser fabricado pela Huawei. Sabemos que a Samsung Display aproveitou a oportunidade e disponibilizou várias amostras dos seus ecrãs à Huawei e que agora vai enviar um grande carregamento de ecrãs mesmo a tempo de integrarem a produção em massa do Nexus que deve estar a começar nestes dias, isto é, se realmente tal dispositivo existir. Vamos supor que sim, então para estar tudo pronto no dia lançamento do Android M que será consequentemente também o dia de lançamento do Huawei Nexus, algures no 4º trimestre deste ano, a produção em massa deve estar prestes a começar e considerando isto, o timing desta grande encomenda de ecrãs AMOLED da Samsung por parte da Huawei é muito suspeito.

No entanto, não podemos excluir a possibilidade de a Huawei querer integrar estes ecrãs AMOLED nos seus próprios smartphones pondo de parte o Nexus. Mas considerando o facto deste Nexus ser bastante importante para a Huawei, pois com este equipamento a Huawei pode ganhar algum prestígio para não falar de muita publicidade, não podem simplesmente desperdiçar a oportunidade de tornar este Nexus num smartphone com um ecrã incrível AMOLED da Samsung, que são, sem sombra de dúvidas, os melhores ecrãs que se podem pôr em smartphones hoje em dia.

As novidades sobre este Nexus vão ser constantes nas próximas semanas por isso fiquem atentos.

Talvez queiras ver: