TEASER

Neste grande mês de Agosto, estamos à espera de dispositivos muito interessantes vindos da Samsung, mais especificamente esperamos ansiosamente por 13 de Agosto, dia para o qual está marcado o evento onde a Samsung lança os seus novos e mais intrigantes dispositivos, o Unpacked. Neste Unpacked esperamos que seja apresentado o novo modelo da icónica linha Note, o Galaxy Note 5, esperamos também o Galaxy S6 Edge Plus, um novo smartwacth, o Galaxy Gear A e até um novo tablet supostamente denominado Galaxy Tab Edge.

Mas como é normal no mundo das tecnologias, notícias sobre outros próximos dispositivos das marcas começam logo a surgir. Desta vez não é propriamente sobre um dispositivos em particular mas sim sobre o desenvolvimento em geral de dispositivos, neste caso, da Samsung. De acordo com um novo relato a Samsung vai mudar o seu processo de desenvolvimento deixando o método Waterfall (em cascata) e passando para o mais rápido e produtivo método Agile (em tradução literal: Ágil).

   

Samsung Galaxy S6 Edge 1

O antigo método Waterfall baseia-se no desenvolvimento de um novo dispositivo em fases consecutivas, ou seja, toda a atenção está concentrada no desenvolvimento de uma certa parte do novo dispositivo e só quando essa parte estiver completa é que todo o esforço passa para outra parte do dispositivo e assim consecutivamente. Este método não é o mais eficaz porque dificulta a alteração/substituição de alguma parte do dispositivo pois o desenvolvimento do resto do dispositivo depende das partes que são desenvolvidas antes. Assim este método exige uma grande quantidade de planeamento o que torna todo o processo moroso.

Agora, com o novo método Agile a Samsung pretende que o desenvolvimento de um novo dispositivo demore menos 1 ou 2 meses comparando com o tempo que iria demorar se fosse utilizado o método Waterfall. O método Agile divide o desenvolvimento das várias partes em módulos separados permitindo assim o desenvolvimento de todas as partes do dispositivo ao mesmo tempo. Quando um módulo estiver completo, antes de chegar à linha de montagem, é previamente testado e pode ser facilmente alterado ou substituído antes de constituírem o dispositivo completo. Assim todo o processo é mais rápido, não necessita de tanto planeamento e permite o melhoramento dos módulos depois de concluídos.

O método Agile já está supostamente em prática e inclui já o desenvolvimento do novo Galaxy S7 que assim pode já estar concluído em Dezembro deste ano. Parece um pouco cedo para estar a falar do Galaxy S7 visto que o Galaxy S6 apenas tem um meses de idade mas com este novo método podemos ter o próximo flagship da Samsung mais cedo do que o esperado e apresentar um novo flagship antes de todos os outros fabricantes pode ter sido uma das razões para a Samsung ter mudado para o Agile pois só traz vantagens para a mesma.

Talvez queiras ver:

Membro do 4GNews há já 1 ano e estudante no 12º ano. Se bem me lembro , comecei a interessar-me por smartphones e outras coisas desde o momento que consegui perceber do que realmente se tratavam! Tive imensa sorte e encontrei este site, mandei um email e aqui estou a escrever para a 4GNews - um site originalmente PORTUGUÊS.