Nexus 6P Nexus 5X 4gnews 1

Por esta altura do calendário, já todo o segmento do mercado relativo ao Android espera ansiosamente pela chegada dos novos Nexus que, ao que tudo indica, este ano serão construídos em parceria com a HTC. Mas e se afinal de contas a Google decidir por descartar a designação Nexus destes novos smartphones?

Vê também: Valores dos próximos Nexus serão mais altos do que os anteriores

   

Pelo menos esta é a crença do mais recente relatório divulgado pelo Android Central. Segundo o que foi dito, a Google poderá assim pôr termo à sua linha Nexus ainda este ano, colocando um ponto final numa linha de equipamentos cuja origem remonta a dezembro de 2009 e que contou já com a colaboração de marcas como a Samsung, LG, Huawei e HTC.

Que nome irá a Google colocar em substituição da nomenclatura Nexus? Bem, isso parece ser ainda uma incógnita, sendo que uma das possibilidades seja a designação Google. Isto significa então que poderemos ter estado, até agora, a falar dos novos Google Sailfish e Google Marlin.

nexus_2016 (1)

As mudanças podem não ficar por aqui. A mesma fonte avança ainda que, também ao nível do software, estes novos equipamentos possam trazer novas funcionalidades que os distingam de toda a concorrência. Neste caso, entra aqui à baila, por exemplo, o novo Nexus Launcher que foi já equacionado como um exclusivo da gama de smartphones pensados pela Google para 2016.

Esta possível morte anunciada da linha Nexus pode não ser de todo uma surpresa. Recordam-se, ainda em 2014, das notícias que davam conta da substituição da linha Nexus pela linha Android Silver? É certo que a mesma acabou por não se concretizar, mas este foi já um pequeno sinal de que a linha Nexus poderia ter os dias contados.

Outro sinal neste sentido poderá ter sido o facto de a Google ter disponibilizado o novo Android 7.0 Nougat ainda antes da apresentação dos novos “Nexus”, algo que nunca havia acontecido ao longo destes sete anos. Claro que este pequeno pormenor em nada pode ter que ver com estas novas informações, no entanto não pude deixar de lhe fazer a devida referência.


Sinceramente, nem sei bem se acredite nesta novidade ou não. É certo que a Google disse já que pretende mudar as coisas no desenvolvimento dos seus smartphones, nomeadamente ser ela própria a desenvolvê-los, mas daí a deixar cair uma das suas bandeiras do segmento mobile?

Caso tudo isto se venha a tornar realidade, certamente que mais cedo ou mais tarde tornará a ser tema de notícia. Mas até lá, deixa-nos a tua opinião. Acreditas que a linha Nexus possa desaparecer já em 2016?

Talvez queiras ver:

Fonteandroid central
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.