A atualização watchOS 10.2, lançada agora, traz consigo novos recursos de saúde. A partir de agora, a assistente digital Siri pode responder a perguntas sobre dados de saúde nos mais recentes smartwatches da Apple.
Mas atenção, esta inovação apenas está disponível nos modelos do Watch Series 9 e no Apple Ultra 2, pois são os únicos que têm um processador capaz de realizar estas novas funcionalidades.
Novos recursos só funcionam com o processador S9
Atualmente, apenas os modelos Ultra 2 e Watch Series 9 estão equipados com o processador S9. Por sua vez, este chip é o único que permite que alguns dados sejam processados diretamente por estes smartwatches, sem haver necessidade de transferir informações para a nuvem. E é por esta razão que somente nestes modelos é que a Siri vai responder a perguntas sobre dados de saúde.
Numa entrevista ao site CNET, Katie Skinner, responsável sénior pela área de privacidade do utilizador da Apple, destaca que o processamento feito no próprio wearable é essencial para os recursos de saúde presentes nos produtos da empresa, por reforçar a privacidade e segurança dos dados.
A mesma responsável garante que a empresa vai continuar a “explorar tipos de dados adicionais e a oferecer mais acessibilidade aos nossos recursos de saúde através da Siri”. É legítimo supor, então, que a Apple pode surpreender os seus seguidores, acrescentando mais capacidades à sua assistente digital na linha de wearables.
Siri vai responder a solicitações sobre dados de saúde
Mas, na prática, o que chega agora de novo? Numa primeira fase, a Siri vai ser capaz de responder a perguntas sobre 20 tipos diferentes de dados de saúde nos wearables Apple Watch Series 9 e Ultra 2.
O utilizador pode fazer perguntas sobre a qualidade do sono da noite anterior, como decorreu a respiração noturna ou, em alternativa, perguntar quantos passos deu na sua caminhada.
Mas há mais. Agora, os utilizadores podem também solicitar à assistente digital que registe o seu peso, os medicamentos que toma diariamente e até dados sobre a saúde feminina (ciclo menstrual). Basta falar para a simpática Siri, deixando de haver necessidade de inserir manualmente este tipo de informações.
A cereja no topo do bolo é que a assistente digital Apple vai também conseguir responder a perguntas sobre dados recolhidos por aplicações de saúde de terceiros. Basta que estas apps estejam conectadas à aplicação de saúde dos wearables.
Como todos os dados são processados diretamente no smartwatch, a Apple considera que a privacidade e segurança dos utilizadores estão salvaguardadas.
Editores 4gnews recomendam: