Novos Apple MacBook M3 podem chegar só em 2024

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Já se fala há algum tempo sobre os planos ambiciosos da Apple para os seus futuros MacBook. Segundo uma previsão publicada pela DigiTimes, a tecnológica norte-americana pretende lançar os seus primeiros MacBook, que adotarão um processador M3 baseado no processo de fabrico de 3 nanómetros da TSMC, apenas em 2024.

Esta informação aparece a contrariar alguns rumores que sugeriam que tal evento ocorreria ainda este ano. Esta transição para os processadores de 3 nanómetros é encarada como um passo significativo no universo da computação portátil, onde a Apple já se destaca com os seus próprios processadores ARM.

apple macbook

Portáteis com processadores ARM a diminuir em 2023

Este mesmo relatório indica que em 2023, a percentagem de computadores portáteis construídos com processadores ARM pode, curiosamente, diminuir em vez de aumentar. Isto deve-se, em parte, ao facto da Apple, que já integra processadores ARM desenhados internamente na maioria das suas linhas de portáteis, ter tido uma queda acentuada nos envios em 2023.

A motivação para tal reside na estratégia da empresa em transitar para CPUs criadas com um nó de 3 nanómetros pela TSMC, para fornecer um ‘upgrade’ significativo de desempenho em 2024. Estes dados sugerem que a marca da maçã não está apenas focada em manter a trajetória ascendente da sua linha de portáteis, mas também está decidida a adotar tecnologias que possam proporcionar uma experiência de computação superior aos utilizadores.

Mercado de portáteis deve recuperar em 2024

Por outro lado, o mercado de computadores portáteis, de uma forma geral, pode estar a encaminhar-se para uma recuperação. A previsão acredita num crescimento de envios de 4,7% em 2024, impulsionado pelo alívio da inflação e pela introdução de novos produtos. E neste cenário, os futuros MacBook alimentados por processadores de 3nm terão certamente um papel crucial.

Enquanto aguardamos pelos modelos de MacBook com processador M3, vale a pena recordar que outros produtos da Apple têm sido alvo de atenção e especulação. O novo iMac, que já se encontra num estado avançado de desenvolvimento, é esperado até ao final de 2023 ou início de 2024. Paralelamente, o Apple Vision Pro, um dispositivo AR/VR que ostenta dois ecrãs 4K, acompanhamento de gestos, um processador M2 e um preço a rondar os 3 499 dólares, também se prevê que seja lançado no início de 2024.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.