iPhone 16 Pro deverá ter suporte para 5G Advanced com o Snapdragon X75

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Os futuros iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max podem ser equipados com o modem Snapdragon X75 da Qualcomm. Isto permitirá que os dispositivos suportem o mais recente padrão "5G Advanced", descrito como "a próxima fase do 5G" ou uma "evolução para o 6G".

Esta informação é avançada pelo analista de tecnologia Jeff Pu, numa nota de pesquisa esta semana em colaboração com a empresa de investimentos Haitong International Securities. No entanto, segundo o analista, o iPhone 16 padrão e o iPhone 16 Plus deverão manter o modem Snapdragon X70, utilizado em toda a linha do iPhone 15.

Anunciado em fevereiro de 2023, o Snapdragon X75 apresenta melhorias na agregação de operadoras e avanços tecnológicos que possibilitam velocidades de download e upload 5G mais rápidas. Assim, se se confirmar que os iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max serão equipados com este chipset, a expectativa é que os dispositivos alcancem uma conectividade 5G mais rápida.

5G Advanced incluirá inteligência artificial

iphone
Iphone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max (Imagem: Divulgação / Apple)

O chamado "5G Advanced" integrará a Inteligência Artificial (IA) e melhorias no aprendizado de máquina para otimizar o desempenho do 5G e ampliá-lo para diversos tipos de dispositivos.

A eficiência em termos de energia também será aprimorada. De acordo com informações do The Verge, o chip Snapdragon X75 possui um transceptor 5G mmWave e sub-6GHz combinado que ocupa 25% menos espaço na placa de circuito e utiliza até 20% menos energia.

A nova linha de iPhone 16 só deverá ser anunciada em setembro de 2024, e a confirmação do uso do X75 só deverá ocorrer mais perto dessa data. No entanto, a possibilidade de a Apple adotar a versão mais recente do modem da Qualcomm não seria surpreendente.

A empresa costuma utilizar chips da Qualcomm em todos os modelos de iPhone, com exceção do iPhone SE de baixo custo. Além disso, a Apple estendeu recentemente o seu acordo de modem 5G com a Qualcomm até 2026.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.