Novo Office 2016 já está disponível a partir de hoje

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Se és um utilizador Windows certamente que estás familiarizado com a suite de produtividade Office. Este pacote de aplicações desenvolvidas pela própria Microsoft é o eleito pelas escolas em Portugal para introduzir as nossas crianças no mundo da informática. Não admira por isso que o mesmo seja o mais utilizado, não só por terras lusas, mas como em todo o mundo.

Ao longo dos anos esta suite já modificou muita coisa, novas aplicações foram introduzidas e o seu design é normalmente um espelho da versão Windows mais próxima do seu lançamento. Como não poderia deixar de ser, a chegada do Windows 10 trouxe também um novo Office e a versão 2016 já foi disponibilizada pela Microsoft.

As principais aplicações incluídas no novíssimo Office 2016 incluem o Access, Excel, OneNote, Outlook, PowerPoint, Project, Visio e Word. O seu aspeto foi também aprimorado, possuindo agora uma interface mais colorida e mais optimizada do que nunca para uma utilização em dispositivos sensíveis ao toque.

Mas não foi apenas o aspeto visual a sofrer melhorias. As funcionalidades deste Office foram revistas e novas opções foram adicionadas. Sendo a utilização multi-plataforma um dos trunfos do Windows 10, também o Office 2016 quer seguir esse caminho e adiciona o novo Windows Hello, que com apenas um passo permite o inicio de sessão tanto no Windows como no Office 365.

Outra das grandes vantagens desta nova versão é a coautoria de documentos, à semelhança do que vinha a acontecer no Google Docs. A partir de agora o Word, PowerPoint e OneNote permitem a edição do mesmo documento, em tempo real, por vários utilizadores em simultâneo. Os grupos do Office 365 chegam agora também ao Outlook 2016 e ainda à aplicação Outlook Groups disponível para todas as plataformas móveis atuais.

O Office 365 Planner permite uma melhor planificação para quem trabalha em grupo, o OneDrive Business receberá novas funcionalidades, a caixa de correio do Outlook 2016 está mais inteligente, as funcionalidades de pesquisa de documentos foram também elas melhoradas e teremos também acesso a uma lista dos últimos documentos editados, facilitando assim a vida para quem salta constantemente de dispositivo para dispositivo.

Numa altura em que os utilizadores valorizam cada vez mais a sua segurança, este campo foi também reforçado, com a inclusão de mecanismos de prevenção à perda de dados no Word, PowerPoint, Excel e Outlook e anda autenticação multi-factor. A Cortana não poderia ficar de fora e também este assistente pessoal tem a sua integração própria com o novo Office.

O Office 2016 está disponível em 47 idiomas, nos quais se inclui o Português, e requer um computador com Windows 7 ou superior instalado. Quanto à sua disponibilização, a mesma é imediata mas ainda não se conhecem os preços oficias para quem quiser adquirir uma licença nova. Para os possuidores de uma licença válida Office 365, podem também já descarregar as novas aplicações para os vosso computadores.

Talvez queiras ver:

  • Windows 10 está a ser descarregado automaticamente mesmo para quem não fez reserva
  • Como Ativar Cortana no Windows 10 – Série A+B Português
  • Lenovo apresenta desktops, portáteis e perifericos
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.