Novidades no Google Chrome: sincronização de separadores e Safety Check

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

O Google anunciou a adição de mais dois recursos bem interessantes ao Chrome 120. O primeiro é a sincronização de grupos de separadores (tabs), que permitirá acessar os tabs em outros dispositivos desktop. A segunda é o Safety Check, uma verificação de segurança proativa.

As atualizações serão implementadas gradualmente no decorrer das próximas semanas para o Chrome em desktops, incluindo o ChromeOS. A expetativa ainda é de que elas cheguem em breve também para dispositivos móveis.

Sincronização de grupos de separadores

google chrome
Imagem: Divulgação / Google

Os utilizadores do Google Chrome já podiam organizar os separadores em grupos, mas este novo recurso vai facilitar e trazer mais opções para este processo. Agora, além de organizar as páginas em grupos com cores diferentes, será possível salvar esse grupo de tabs, o que vai sincronizá-lo com sua conta Google.

Isso significa que o utilizador poderá abrir o mesmo grupo de tabs em outros dispositivos desktop ao utilizar o Google Chrome, o que será bem conveniente.

Safety Check

google chrome
Imagem: Divulgação / Google

A partir do Chrome 120, o navegador vai executar o Safety Check automaticamente em segundo plano. A nova ferramenta trata-se de uma verificação de segurança proativa que vai enviar alertas sempre que perceber uma possível ameaça ao utilizador.

Comprometimento de senhas, sites arriscados e extensões potencialmente prejudiciais estão entre os problemas sobre os quais o Safety Check enviará notificações no menu de três pontos.

O Safety Check ainda vai permitir que o utilizador revogue permissões de localização, microfone e outros sites que não tenha visitado já há muito tempo.

E sabes aquelas notificações de sites com os quais já não interages há muito tempo? O novo recurso também vai enviar sugestões para desativar essas notificações, sem que seja necessário o utilizador procurar como poderia fazer isso.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.