Nova Zelândia assinala primeiro salvamento através do SOS do iPhone 14

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

As comunicações por satélite do iPhone 14 continuam a salvar vidas e, desta vez, a funcionalidade foi utilizada pela primeira vez num resgaste na Nova Zelândia.

O incidente ocorreu num parque nacional daquele país e envolveu o salvamento de dois caminhantes.

Serviço de salvamento neozelandês publica resgate no Instagram

imagem do iPhone 14 Pro
As autoridades da Nova Zelândia foram contactadas pela primeira vez pelo recurso SOS do iPhone 14 Crédito@Apple

O iPhone 14 conta já com algumas histórias de salvamento no seu currículo, seja pelos seus recursos direcionados para a saúde ou pela sua funcionalidade SOS através do uso de comunicação por satélite.

Agora, chega a notícia de mais um salvamento bem-sucedido graças às comunicações por satélite do modelo. Desta vez, o resgaste teve lugar no Parque Nacional Arthur’s Pass, na Nova Zelândia.

Esta foi a primeira vez que as autoridades neozelandesas foram contactadas pelo recurso SOS do smartphone Apple e, por essa razão, decidiram publicar a notícia de resgaste na sua página de Instagram.

Na sua publicação, a autoridade neozelandesa escreveu “Sabia que o iPhone 14 tem um recurso SOS que permite uma ligação via satélite em caso de emergência? Conseguimos responder a caminhantes presos num rio porque ambos tinham essa tecnologia. Este é um recurso relativamente recente, portanto se tiver um telefone, verifique se tem essa funcionalidade”.

O referido incidente envolveu dois caminhantes que ficaram presos na margem de um rio quando os níveis de água subiram, de forma consideravelmente perigosa. Presos e incapazes de sair da situação potencialmente fatal, conseguiram ser resgatados, graças às comunicações SOS do iPhone 14.

Huawei permite já chamadas telefónicas via satélite, mas só na China

Espera-se que a Apple otimize esta funcionalidade no próximo iPhone 15 e que este continue a permitir o envio de mensagens de texto com pedidos de ajuda, mas que também mostre ao utilizador para onde deverá direcionar o smartphone para iniciar a ligação com satélite.

Entretanto, a Huawei com os seus últimos lançamentos parece estar um pouco mais avançada que a Apple. O novo smartphone Mate 60 Pro, apenas disponível no mercado chinês, permite aos utilizadores da China Telecom fazer chamadas, via satélite, em áreas sem cobertura de rede móvel.

Mais: o modelo Huawei Mate Pro 60+ permite inclusive estabelecer uma ligação a dois satélites, em simultâneo. Aguardemos então as novidades da Apple que vai apresentar no próximo dia 12 de setembro, a próxima geração do iPhone 15.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt