A Google anunciou uma panóplia de atualizações para o navegador Google Chrome na versão M79, que está a ser lançada hoje. As novidades centram-se nas definições de segurança, de forma a torná-las mais fáceis de configurar e melhorar a experiência de utilização no geral.
Google Chrome vai avisar-te se a tua palavra-passe for insegura
Anteriormente só disponível através da extensão Password Checkup, esta função vai estar nativa no Google Chrome. O navegador irá essencialmente avisar-te caso a tua palavra-passe ou combinação com username tenha sido comprometida numa fuga de dados conhecida.
O Chrome utiliza uma base de fugas de informação de forma a cruzar os dados e informar o utilizador se as suas credenciais já foram comprometidas. O navegador então irá incentivar-te a alterar a tua palavra-passe, para que não comprometas a tua segurança. A função pode ser desativa na opção "Sincronização e serviços Google".
Proteção contra phising em tempo real
Ataques de phishing envolvem tentativas de roubar informação pessoal. Um dos métodos mais comuns são links falsos levam a sites passando-se por endereços legítimos. Aqui entra a nova proteção em tempo real da Google, integrada no Chrome.
Esta proteção irá trabalhar em conjunto com o Safe Browsing, analisando a legitimidade de cada site, através do endereço. Caso o site em questão não se encontre na lista considerada segura pela Google, o utilizador recebe um aviso de que o site que vai visitar pode ser nocivo.
A Google afirma que este sistema aumenta a eficácia da proteção em 30%. Anteriormente, o Google Chrome fazia esta verificação apenas de 30 em 30 minutos, permitindo aos criminosos mais habilidosos trocar de páginas, escondendo-se da deteção da Google com sucesso.
Editores 4gnews recomendam:
- Google resolve um dos maiores problemas com o Gmail na nova atualização
- Sem ideias para as prendas de Natal? Serviço da Google mostra-te o que está na moda
- Como usar o Google Maps em modo anónimo e quais as vantagens