Nova música dos Beatles não foi criada por Inteligência Artificial, mas teve a sua ajuda

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de muitas críticas nas redes sociais, Paul McCartney, esclareceu publicamente que a nova música dos Beatles não foi criada por Inteligência Artificial.

No entanto, esta tecnologia foi usada para adicionar a voz do falecido icónico vocalista John Lennon.

Inteligência Artificial simula voz de John Lennon em nova música dos Beatles

Been great to see such an exciting response to our forthcoming Beatles project. No one is more excited than us to be sharing something with you later in the year. We’ve seen some confusion and speculation about it. Seems to be a lot of guess work out there. Can’t say too much…

— Paul McCartney (@PaulMcCartney) 22 de junho de 2023

A boa notícia chegou rapidamente: será lançada uma nova música do grupo icónico Beatles. Mas também muito depressa surgiram as críticas. Agora, Paul McCartney esclareceu publicamente, numa entrevista à radio da BBC, que a nova música não foi criada pela tecnologia de Inteligência Artificial.

Ainda assim, esta tecnologia vai dar uma enorme “ajuda”, visto que vai ser utilizada para adicionar a voz de John Lennon a esta faixa musical.

Paul McCartney escolheu a rede social Twitter para reforçar todos os esclarecimentos dados na entrevista. Diz o músico que “foi ótimo ver uma resposta tão empolgante ao próximo projeto dos Beatles”.

McCartney garante que ele próprio e toda a produção sentem o mesmo entusiasmo que os fãs por este projeto que deverá ser lançado no final deste ano.

Quanto às críticas relacionadas com a utilização de Inteligência Artificial, o conhecido músico afirma que “parece existir um monte de suposições. Não posso dizer muito nesta fase, mas para ser claro, nada foi criado artificialmente ou sinteticamente. É tudo real e nós tocamos. Limpámos algumas gravações existentes, num processo que dura anos. Esperamos que gostem tanto como nós. Mais novidades a seu devido tempo”.

Como surgiu a ideia da nova música dos Beatles

Imagem de um mural em homenagem a John Lennon
Crédito@BertrandMoritz/Unsplash

Foi na semana passada que foi anunciado o lançamento de uma nova música da icónica banda britânica, durante o qual Paul McCartney explicou como a ideia surgiu e o que inspirou toda a produção a concretizar este projeto.

“O último disco dos Beatles era uma demo que o John tinha. Conseguimos retirar a voz de John e isolá-la através da tecnologia de Inteligência Artificial. Depois podemos fazer misturas na gravação, como acontece no processo normal convencional”.

De acordo com Paul McCartney, o realizador Peter Jackson foi capaz de extrair a voz de John Lennon de um “pequeno pedaço de fita de cassete” para o documentário Get Back. O músico explicou que é dito à tecnologia de Inteligência Artificial o que é o som da voz e quais são os sons dos instrumentos. Depois é pedido a esta tecnologia que isole o som da voz.

Terá sido então este documentário e a forma como foi concebido que levou Paul McCartney e a restante produção a avançar para a nova música dos Beatles.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt