Google Play Store recebe grande atualização para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Ao fechar da semana damos a conhecer as várias melhorias a chegar à própria loja Google Play Store, o maior "centro" para novas apps e diverso conteúdo para Android. Como sempre, temos várias melhorias e correções de segurança, mas há três destaques.

A atualização está atualmente em distribuição, chegando gradualmente a todos os utilizadores de dispositivos móveis Android. É um dos grandes updates a que vale a pena ficar atento nos nossos tablets e telemóveis Android com a chegada da versão 36.3.12.

Todas as novidades a chegar à aplicação Google Play Store

Google Play Store

Em primeiro lugar, tal como aponta a própria Google, esta atualização da loja Play Store pesa cerca de 21,81 MB e chegará a todos os dispositivos compatíveis com o Android 10 e versões superiores. Dito isto, vejamos então o que realmente muda nesta versão.

Segundo avança a própria Google, temos pelo menos três grandes novidades que se destacam entre de entre a multitude de melhorias. Para começar, a primeira alteração centra-se nos resultados da pesquisa e nos anúncios concebidos especificamente para buscas relacionadas com aplicações.

Check out the top 3 Google Play announcements from Google I/O and learn about major updates to custom store listings, price experiments for in-app products, and more. https://t.co/s9tY0vBUIV

— Android Developers (@AndroidDev) 21 de junho de 2023

Na prática, aponta a Google, teremos resultados mais ágeis e preditivos, mesmo que não escrevam corretamente a totalidade do nome da aplicação. Em suma, e como primeiro ponto, temos uma melhoria da navegação geral na Play Store.

Diminuição do tempo de carregamento dos anúncios

Em segundo lugar, diminui também o tempo de carregamento ou latência de um anúncio na própria página da Play Store. Algo que surtirá efeito não só na app Play Store para Android, como também através da página web, ou versão web desta loja.

Na prática teremos uma experiência de utilização mais fluída com todos os elementos desta loja a carregar de forma mais expedita, sobretudo os ditos anúncios que, até então, podiam tardar mais um pouco a fazer o loading. Aqui sobretudo os anúncios com vídeo.

Apresentação das avaliações das apps nos resultados da pesquisa na Play Store

O utilizador terá assim uma experiência de utilização mais rica e focada também na apresentação das opiniões, avaliações e feedback dos utilizadores.

High quality apps and games on Google Play are rewarded with better visibility and access to impactful treatments.Watch and learn more about what the editorial team is looking for and check out some examples of what they consider “high quality” ➡ https://t.co/wpwTgfZ3PS pic.twitter.com/gipfsxfAs4

— Android Developers (@AndroidDev) 22 de junho de 2023

Aliás, agora teremos também os resultados da pesquisa, por exemplo de uma aplicação, apresentam também as análises mais importantes de modo a providenciar logo uma avaliação da app assim que a pesquisamos. Ou seja, o utilizador terá, logo de realce, uma visão e compreensão mais abrangente do que um determinado conteúdo pode oferecer.

Em suma, temos resultados da pesquisa mais precisos, mesmo que o utilizador não tenha a certeza do nome da app; temos uma maior fluidez da navegação e diminuição do tempo de carregamento dos anúncios; além de se focarem mais nas avaliações dos utilizadores para as apps presentes na Google Play Store.

Além de tudo isto, teremos várias melhorias e correções que prometem tornar a experiência de uso da loja Play Store ainda mais cativante para os utilizadores de dispositivos móveis Android.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.