
O Waze, uma das aplicações de navegação mais usadas no mundo, acaba de estrear no Brasil – mais precisamente em São Paulo – uma funcionalidade que já está a dar muito que falar. Trata-se de uma ferramenta que alerta os condutores quando se aproximam de zonas com maior incidência de assaltos.
Nestes casos, a plataforma sugere um trajeto alternativo de forma a evitar estas áreas perigosas. Porém, a novidade levanta algumas questões, nomeadamente a nível social.
A funcionalidade recorre aos dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mas também ao input da comunidade de condutores.
O recurso do Waze é apoiado por inteligência artificial que consegue detetar padrões criminais e ajustar o trajeto sem aumentar de forma significativa o tempo de viagem.
Funcionalidade vai certamente dar que falar
Embora muitos motoristas em São Paulo tenham recebido bem a novidade, não há dúvidas de que esta é uma funcionalidade que promete ser (bastante) polémica.
Se por um lado há quem aplauda o reforço da segurança rodoviária, há quem também a critique por poder estigmatizar determinados bairros, reforçando preconceitos e desigualdades.
Outro ponto discutido é a fiabilidade das informações partilhadas pela comunidade. Se forem utilizadas com más intenções, podem criar alarmismos ou até impactar negativamente a circulação em zonas já de si vulneráveis.
Por agora foi apenas implementada na cidade de São Paulo, mas este pode ser uma espécie de teste do Waze para, futuramente, integrar noutras cidades.