gmail-cancelarenvio

A nova ferramenta “Cancelar Envio” passou a fazer oficialmente parte do Gmail e esta ferramenta como o nome indica serve para parar o envio de um email indesejado de chegar ao seu destinatário, mas esta função não está activa por predefinição por isso saiba como a activar.

Certamente que já enviou um e-mail que talvez pensando duas vezes não o devia ter enviado ou partilhou informações com quem não devia, muitas são as situações em que queremos parar o envio de um email indesejado, mas antes desta Segunda-feira (22) só havia duas possibilidades para o poder fazer ou se participava nos Betas do Google Labs ou instalava-se uma extensão para Google Chorme, mas mesmo essas extensões que ofereciam uma opção para “retrair” um email isso não significa necessariamente que o destinatário não ainda recebê-lo isso devido à API do Gmail.

   

E esta nova ferramenta funciona “guarda” o seu email nos servidores deles, dando-lhe uma certa quantidade de tempo para mudar sua mente e impedir que ele seja enviado, mas tem que ser rápido, pois o Gmail apenas dá-lhe um número específico de segundos para impedir o envio do email.

 

Como activar esta ferramenta:

  1. Primeiro de tudo faça login na sua conta do Gmail;
  2. No canto superior direito da tela, clique no ícone Configurações (aquele que se parece com uma engrenagem);
  3. No menu que surge, escolha a opção “Configurações”;
  4. Procure a configuração  “Cancelar envio”;
  5. Clique na caixa de selecção “Activar o cancelamento de envio”;
  6. Clique na caixa para definir o período no qual pode depois cancelar o envio, ou seja, o número de segundos que você ira ter para impedir o email que está sendo enviado, pode escolher 5, 10, 20 ou 30 segundos;
  7. Vá até o fundo da página de configurações e clique no botão “Salvar alterações”.

 

Como proceder em caso de querer cancelar um envio indesejado:

1. Na parte superior da tela (após clicar no botão de enviar) verá uma mensagem semelhante a esta:

gmail desfazer

 

 

 

2. Para evitar que a mensagem seja enviada, clique onde diz “Desfazer”.

E após isso o Gmail irá parar a mensagem e apresenta-la de novo no caso de desejar fazer algumas alterações e, em seguida, enviá-la novamente, ou então, pode simplesmente fechar a mensagem.

 

Talvez queiras ver:

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.