Nova era na saúde: Robô-cuidador pode ajudar pacientes a vestirem-se

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Cientistas da Universidade de York, em Inglaterra, deram um novo passo na utilização da tecnologia e da robótica no âmbito da saúde. Um novo robô-cuidador com Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pelos investigadores é capaz de “imitar” os movimentos das duas mãos e ajudar pacientes a vestirem-se.

Utilizada, principalmente, nos cuidados de idosos e pessoas com deficiência, a nova tecnologia representa um avanço significativo em relação aos robôs usados atualmente, que possuem apenas um braço. Embora a inclusão de um segundo braço possa parecer algo simples, alcançar a harmonia de movimentos ideal para a tarefa entre eles é um passo importante.

Novo robô-cuidador baseou-se na técnica “Hand-under-Hand”

Segundo Jihong Zhu, pesquisador de robótica do Instituto para a Autonomia Segura da Universidade de York, a nova estrutura do robô-cuidador baseia-se na "Mão-sob-Mão", técnica usada por cuidadores humanos para tornar a tarefa de vestir uma roupa mais confortável e prática para o paciente e o cuidador.

Nesta técnica, o cuidador coloca a mão por dentro da manga da roupa para segurar e puxar a mão do paciente através da peça, oferecendo suporte. O cuidador mantém a primeira manga da roupa abaixo do cotovelo para vestir a outra manga no outro braço com a mesma técnica.

Conforme os pesquisadores indicam no novo estudo, a técnica de segurar a mão do paciente "proporciona suporte e orientação para o humano que está a vestir-se". É possível ver a técnica em prática e o robô-cuidador em ação no vídeo acima.

Com IA, robô pode observar tarefas e repetir os movimentos

robô-cuidador
Robô-cuidador utiliza IA para aprender a desempenhar tarefas (Imagem: University of York / via Tech Xplorer)

Outro grande avanço alcançado pelos cientistas envolvidos no desenvolvimento do novo robô-cuidador permitiu dispensar quaisquer tipos de programações. Utilizando IA, o robô não precisa ser programado para realizar as tarefas, ele é capaz de observar padrões e repeti-los.

“Adotamos um método chamado aprendizagem por demonstração, o que significa que você não precisa de um especialista para programar um robô, um ser humano só precisa demonstrar o movimento que é exigido do robô, e o robô aprende essa ação”, explicou Jihong Zhu ao site Tech Xplore.

Para garantir a segurança e o conforto do paciente, o robô para o seu movimento ao ser tocado, ou por comando de voz. Os cientistas envolvidos no novo avanço deixaram claro que o objetivo do robô não é substituir profissionais de saúde humanos, mas sim figurar como um auxiliar nas tarefas.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.