NOS e Microsoft querem acelerar a transformação digital de Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Microsoft e a NOS querem mudar a forma como se vive e trabalha em Portugal. A gigante tecnológica e a operadora nacional assinaram uma parceria com vista ao aceleramento de transformação digital no território luso. Será uma aposta tripartida.

Surtindo efeito no mercado português, permitirá melhorar a forma como as pessoas vivem e trabalham. De igual modo, visam acelerar a transformação digital das empresas e fomentar a inovação no setor das telecomunicações, através de tecnologias como 5G, Cloud e IoT. Estes são os princípios orientadores da nova parceria entre ambas as empresas.

A NOS une-se à Microsoft para transformar Portugal

O acordo hoje assinado entre as duas empresas divide-se em três grandes eixos estratégicos de atuação.

Todos assentes na adoção de tecnologia Microsoft: Co-criação e Inovação Partilhada, com grande foco na exploração de oportunidades para o 5G; desenvolvimento de uma Estratégia Cloud First; e desenvolvimento de Soluções Integradas para o mercado B2B.

Para Paula Panarra, Diretora Geral da Microsoft Portugal, “esta é uma parceria estratégica que irá melhorar significativamente os serviços e soluções disponíveis no mercado nacional de telecomunicações. Através da aposta em tecnologia e serviços inovadores, queremos em conjunto melhorar a forma como vivemos e trabalhamos, hoje e no futuro, contribuindo para uma crescente capacitação e inclusão digital da Sociedade Portuguesa”.

Miguel Almeida, Presidente da Comissão Executiva da NOS, acrescenta: “A NOS tem o compromisso de contribuir ativamente para a digitalização de Portugal e para a implementação, com sucesso, da economia digital. Através da nossa tecnologia e do nosso conhecimento, elementos centrais neste processo de transformação, queremos fazer a diferença na vida das pessoas, das empresas e do país. A parceria hoje celebrada com a Microsoft, é mais um passo decisivo nesse sentido”.

Resumindo os 3 eixos estratégicos estabelecidos no acordo entre a Microsoft e a NOS

1. Co-criação e Inovação Partilhada. Algo que permitirá às duas empresas concretizarem a ambição mútua de contribuir para a transformação digital da sociedade.

Uma das prioridades será a procura de oportunidades que tirem partido do 5G, bem como desenvolvimento de soluções concretas, principalmente em áreas como Saúde, Indústria, Retalho, Logística e Administração Pública.

2. Estratégia Cloud First. A adopção de soluções assentes em Cloud potencia em larga escala a redução do time to market das empresas e permite ganhos de eficiência nos modelos operativos.

Ao mesmo tempo, contribui para a redução da pegada ecológica das empresas e para o cumprimento das suas métricas e compromissos ambientais.

De forma a dar resposta a este desafio, a NOS desenvolveu um centro de excelência Cloud, que suportará a modernização aplicacional e de infraestruturas, alavancando sistemas de inteligência artificial bem como modernas soluções de colaboração.

3. Soluções Integradas para o mercado B2B. Têm como objetivo e acelerar a maturidade digital do tecido empresarial português, bem como suportá-lo nas suas estratégias de capacitação e adopção da Cloud.

A abordagem conjunta das duas empresas passa pela oferta de soluções inovadoras de produtividade, disponibilização de serviços Azure e implementação de modernos serviços em Edge Computing.

Passa também por ajudar as empresas portuguesas a capacitarem-se de forma a tirarem melhor partido das novas ofertas.

O acordo irá resultar em várias iniciativas a serem desenvolvidas pela Microsoft e pela NOS ao longo do tempo. Estas incluem o lançamento de novas ofertas no mercado e o desenvolvimento de casos de sucesso de inovação e de clientes das duas empresas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Netflix e YouTube: alunos podem deixar a Internet mais lenta, alerta a NOS
  • MEO, NOS e Vodafone, eis a melhor operadora para ver Netflix
  • NOS implementa em Portugal a auto-instalação de TV e NET
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.