NOS leva 5G a mais uma cidade em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A NOS foi a primeira operadora a lançar a rede móvel 5G em Portugal. E agora está apostada em aplicar as potencialidades da tecnologia às mais variadas áreas, contribuindo para alavancar a transformação digital do País.

Barreiro já é uma Cidade 5G da NOS

Segundo os mais recentes dados, o Barreiro já é uma Cidade 5G da NOS. Dotado da rede 5G da NOS e a utilizar soluções altamente inovadoras que permitem ao município uma cada vez melhor gestão do território e dos serviços ao cidadão.

O Barreiro é hoje uma cidade mais preparada para o futuro, estando a construir as bases para ser uma verdadeira Smart City. O município monitoriza agora a mobilidade urbana, com recurso a analítica de vídeo sobre 5G, numa das áreas mais movimentadas da cidade, naquela que é uma solução pioneira implementada pela NOS.

Há o objetivo de fazer uma gestão mais eficiente da mobilidade urbana, através da análise do tráfego em tempo real. Também os resíduos urbanos do Barreiro passaram a ser geridos através de uma solução inteligente assente na nova rede móvel. Esta torna possível a recolha e monitorização de dados relevantes ao processo e a instrumentalização de parte da frota de viaturas para recolha de biorresíduos da autarquia.

As soluções de Smart Cities NOS 5G tiram partido da velocidade, latência reduzida, segurança, fiabilidade e conectividade oferecidas pela nova geração de comunicações móveis. Ajudam as cidades portuguesas a tornarem-se mais eficientes e a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

“O 5G da NOS é hoje uma realidade com que as autarquias portuguesas podem contar para acelerar decisivamente o seu processo de transição digital e responder cada vez melhor aos desafios, presentes e futuros, dos seus cidadãos”, afirma Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS

“Este é um passo gigantesco na transformação da digitalização, da informação, mas acima de tudo da transformação da vida das pessoas,” acrescentou Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi lança máquinas de lavar e secar roupa com preço irresistível
  • Razer Barracuda: nova gama de auscultadores gaming chega com preços ousados
  • Samsung Galaxy Watch 5 Pro pode desiludir os utilizadores com este detalhe
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.