A operadora NOS torna-se na primeira empresa do setor a comercializar, no mercado nacional, serviços de envio registado eletrónico. Através de comunicado à imprensa a operadora deu a conhecer hoje (22) no que consiste a sua mais recente oferta de serviços.
Esta mesma operadora começou a vender smartphones Apple recondicionados na passada semana, celebrando agora um acordo com a LLEIDA.NET com vista à disponibilização dos serviços de envio registado eletrónico em Portugal.
NOS passa a disponibilizar serviços de envio registado eletrónico
Este feito torna a NOS no primeiro prestador de serviços de comunicações eletrónicas português a estar incluído na Lista de Confiança Nacional de prestadores de Serviços de Confiança. O recurso é de especial importância para os agentes empresariais.
Mais concretamente, estes serviços da Lleida.net incluem “Registered SMS” e “Registered SMS Contract”, que fazem prova legal do tratamento dos dados transmitidos. Servindo isto, nomeadamente, de prova do envio e da receção dos mesmos.
A NOS começa assim a comercializar, no mercado nacional, serviços de envio registado eletrónico. Para as empresa, as “Registered SMS” e “Registered SMS Contract” são particularmente úteis ao fazerem prova legal do tratamento dos dados transmitidos.
Permitem melhorar a comunicação e desmaterializar as comunicações eletrónicas
Estes serviços permitem às empresas melhorar a comunicação com clientes e desmaterializar as operações, reduzindo custos de operação. São particularmente críticos para setores como Administração Pública, Banca, Seguros e Energia, entre outros.
Pode ainda ser dito que através desta parceria, a NOS torna-se a primeira operadora portuguesa incluída pelo Gabinete Nacional de Segurança (GNS) na Lista de Confiança nacional. É aqui inserida como Delegated RA (Registration Authority) dos serviços da Lleida.net.
Os serviços de envio registado eletrónico garantem maior rapidez de comunicação, desmaterialização das operações e aumento de eficiência. Ao mesmo tempo, garantem às organizações conformidade jurídica, com um custo inferior face aos métodos tradicionais.
Através destes serviços, particularmente relevante para empresas a operar em setores como Administração Pública, Banca, Seguros ou Energia, as empresas portuguesas conseguem:
- Informar o cliente de pagamentos em atraso
- Informar clientes de saldos negativos
- Confirmar ativações de cartões
- Avisar da suspensão ou corte de serviços
- Comunicar prazos de pagamento
- Confirmar pagamentos
- Enviar informações de alterações de contratos
- Receber aceitação de termos ou condições contratuais
Segundo Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, “esta parceria reforça o nosso compromisso na construção de uma sociedade tecnologicamente avançada, ao mesmo tempo que oferecemos um serviço de excelência aos clientes. Ao disponibilizar o serviço de envio registado de SMS, a NOS aposta diretamente na criação de condições mais eficientes para as empresas portuguesas enfrentarem os desafios da transformação digital”.
Editores 4gnews recomendam: