PS5 e XSX: criador de Doom e Quake tem a solução para acabar com os scalpers!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

John Carmack acredita ter a solução ideal para acabar com o problema dos grupos de pessoas que açambarcam consolas e outros bens com o objetivo de os vender bem acima do preço recomendado. O co-fundador da Id Software sugere que a Sony e Microsoft eliminem o intermediário e passem a leiloar as suas consolas diretamente ao público.

O homem responsável por franquias como Doom e Quake recorreu às redes sociais para explicar o seu ponto de vista em relação a um flagelo que tem afetado a procura por uma consola de nova geração e diverso material informático.

Modelo de retalho para a venda da PS5 e XSX está ultrapassado

Carmack critica o modelo de retalho usado para vender estes produtos mencionando especificamente a escassez das placas gráficas Nvidia RTX 3090 e das consolas PlayStation 5 e Xbox Series X.

O produtor diz que a única forma de mitigar esta questão é leiloar as consolas diretamente aos consumidores, criando desta forma um sistema mais eficaz e transparente.

Carmack reconhece que o leilão iria implicar que o produto era vendido a um preço superior ao inicialmente proposto, mas acredita que se trataria de um problema temporário. Seriam os próprios clientes, ao julgarem quanto um produto vale para eles, a determinar uma baixa de preço gradual.

Estratégia de Carmack esbarra nas intenções das fabricantes

É difícil avaliar a eficácia prática desta proposta, uma vez que a maior parte dos fabricantes já vende os seus produtos diretamente aos consumidores. A estratégia adotada nesta geração prende-se muito com o atual cenário pandémico.

Mais ainda, estamos perante uma medida que propõe uma alteração fundamental à interação entre fabricantes e consumidores. O difícil é mesmo perceber quais seriam as vantagens para as empresas e o que é que as levaria a alterar o atual modelo.

Em termos práticos, a "solução" de Carmack não indica também de que forma os scalpers seriam impedidos de continuar a açambarcar stock, uma vez que parecem estar dispostos a investimentos significativos "à cabeça" para depois beneficiarem de preços de revenda avultados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Diablo 2: Resurrected chega este ano para PC e consolas
  • Videojogos: todos os nomeados para os SXSW Gaming Award 2021
  • PS5: Sony processada por causa do DualSense! Afinal o que provoca o 'drift'?
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.