Nokia X30 5G é oficial com promessas que mais deviam copiar

Bruno Coelho
Comentar

A Nokia está longe de ser uma das fabricantes de telemóveis mais vendidas do mundo que outrora foi. Detida pela HMD Global, continua a apresentar smartphones, e a dar tudo na experiência de utilizador que pretende manter fiel.

Como tal, apresentou esta quinta-feira na IFA 2022 dois smartphones. O Nokia G60 5G e o Nokia X30 5G, equipamento que nos focaremos neste artigo. E para estes aparelhos, a marca fez aquilo a que chamou de “promessa 3-3-3”.

Nokia X30 5G com 3 grandes atualizações Android prometidas

Este vai dispor de 3 atualizações de Android, 3 anos de parches de segurança e uma extensão de garantia para 3 anos. Para um smartphone que chega com Android 12 de fábrica, poderás esperar atualizações até ao Android 15.

nokia x30 5g

O smartphone chega comandado com o processador Snapdragon 695, de gama-média. Os utilizadores poderão escolher entre configurações de 6 GB ou 8 GB de RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento UFS 2.2.

Tem um ecrã AMOLED de 6,43 polegadas, com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. O brilho típico será de 450 nits, com pico de 700 nits. De realçar a proteção de ecrã Gorilla Glass Victus.

nokia x30 5g

A câmara principal é de 50 MP, e chega com estabilização ótica de imagem (OIS). Esta é acompanhada na traseira por uma ultra wide de 13 MP. A câmara frontal embutida num punch-hole é de 16 MP.

Conta com uma bateria de 4200 mAh, com carregamento de 33 W. Podes contar ainda com dual nanoSIM, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, infravermelhos e NFC. Os utilizadores podem contar com certificação IP67, moldura em alumínio e traseira em plástico.

Preço e disponibilidade do Nokia X30 5G

Disponível em azul e branco, fica disponível globalmente hoje a partir de 530 €.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.